Faltam só 10 jogos para o Vasco encerrar sua participação nesta temporada. Ainda sem termos uma definição de qual será a posição final do time no Brasileirão, já dá pra ser feito um ligeiro balanço do seu desempenho e até mesmo realizar algumas projeções.
Sejamos honestos: quem poderia imaginar, no início do campeonato, que o Vasco chegaria ao final de outubro com a permanência na elite do futebol brasileiro praticamente assegurada? Neste aspecto, se “comemorar” não é a palavra mais adequada (ante a grandiosa História do clube), nem o torcedor mais ranzinza pode negar a sensação de alívio.
Por outro lado, percebemos que há limites técnicos que o Vasco parece ainda ser incapaz de transpor. Nitidamente carente de qualidade em algumas posições, o time cruz-maltino sente bastante quando determinados jogadores saem por lesão ou suspensão. E, mesmo quando isso não acontece, o próprio técnico Luxemburgo eventualmente faz substituições pouco ousadas e, assim, denota alguma desconfiança quanto à consistência da equipe ao longo dos 90 minutos de jogo – como ocorreu no último sábado.
Seja como for, o saldo (não de gols) é positivo: com mais sete ou nove pontos conquistados, o Vasco provavelmente estará livre do risco de rebaixamento. E, se vencer 5 dos 7 jogos que ainda fará no Rio de Janeiro (contando os 2 que serão disputados no Maracanã, contra a dupla Fla-Flu), o Gigante certamente conseguirá uma vaga na próxima Copa Sul-Americana, um torneio internacional muito mais acessível para a sua atual realidade do que a Taça Libertadores – e que, vale ressaltar, vai passar a dar ao seu campeão a chance de disputar o Mundial de Clubes!
Portanto, torcedor cruz-maltino, a hora é de seguir apoiando o time, lotando São Januário e incentivando nossos atletas. Afinal, se 2019 não teve nenhuma “nota 10”, pelo menos o Vasco pode “passar de ano” sem colocar os nossos corações em mais uma prova final.
/+/ Saudações Vascaínas /+/
Deixe uma resposta