A Associação em massa, nunca vista em um clube de futebol brasileiro, e talvez mundial, em tão pouco tempo, tem movimentado as redes sociais. Preterido por parte da grande mídia, que teima em ser parcial em suas matérias, o legítimo GIGANTE arrasta multidões apaixonadas para filas enormes em São Januário e para dezena de servidores que precisaram ser disponibilizados na internet, captando os novos sócios, vindos de TODOS os estados da federação.
Os números impressionam. Em levantamento prévio, a arrecadação prevista pelos atuais 105.000 sócios, já garante mais da metade da folha de pagamento para o Futebol do Vasco. Os quase R$ 20.000.000,00 já superam TODOS os maiores patrocínios que o clube conseguiu nessa última década.
Em paralelo, a campanha pelo CT continua ganhando adeptos e já está quase concluindo sua segunda fase, que totalizará impressionantes R$ 4.500.000,00.
Com tamanha magnitude de informações, é normal que muitos venham questionar os motivos, ações e responsáveis que contribuíram para esse momento. Junto com o incrédulo acompanhamento nas redes sociais, torcedores e “alguns” jornalistas debatem e comparam a administração atual com as passadas.
Entretanto, vimos muito ceticismo em dar algum crédito para a atual diretoria nessa atual vitória. Aliás, é bastante normal esse sentimento, primeiro porque o sucesso da mobilização se dá nas entranhas das mídias, no contato pessoal entre cada torcedor, que vestiu a camisa e entendeu que é preciosa peça nessa engrenagem.
Por outro lado, há também o receio de que alguém possa “surfar” politicamente essa onda, tentando levar os créditos pelo sucesso da empreitada. Porém, entendo que todos devem relaxar e, sim “surfar” juntos, Torcida, Diretoria, Oposição e quem quer que queira ajudar.
Além disso devemos, humildemente, reconhecer certos méritos dessa diretoria. Sabemos que o presidente Campello possui muitos defeitos, que ele errou na forma como entrou e ainda errou muito no planejamento de futebol, começando a acertar tarde, mas, enfim, a tempo de manter o clube vivo no campeonato e de forma digna.
Mas não podemos, e não temos o porquê, tirar o mérito dele nesse momento. Hoje o Vasco possui um Marketing muito superior ao que tinha antes e isso é fruto da gestão dele. Hoje o Vasco possui uma equipe financeira de ótimo nível, e isso é fruto da gestão dele. Hoje o Vasco possui projetos e um horizonte, e isso também é fruto da gestão dele. Por mais que ele não seja o melhor para o Vasco, ele possui muitas vantagens sobre os anteriores. E, se deixassem ele trabalhar (os inimigos internos que todos conhecemos), talvez o avanço já tivesse sido maior.
Comparações com outras gestões passadas, em certos aspectos, são muito frágeis, pois a própria sociedade evolui, principalmente na globalização, na integração social. Portanto, não dá para comparar a propagação que hoje temos na internet, com a que conseguiríamos ter em outros momentos.
O fato é que é um momento histórico para o Vasco, mais um, com sua torcida mostrando a sua real força, identidade e diferença, que, aliás, vem de muito tempo. Mas é sadio e importante reconhecermos que o Campello e sua equipe, permitiram, deram condições para que tudo isso pudesse acontecer.
Agora, entretanto, temos um vínculo além do amor com o clube. São mais de 100 mil sócios que devem torcer e cobrar uma competente utilização desses recursos, devem estar fiscalizando aqueles que achavam que o Vasco era deles, mas que agora devem pensar duas vezes antes de tentarem se apoderar do que é do verdadeiro vascaíno.
A torcida vascaína provou mais uma vez, que seu amor não tem limite, que o sentimento é tão gigante quanto o clube, que estará atenta para segurar o clube pelos braços, se preciso for, para protegê-lo e conduzí-lo ao seu real lugar.
Parabéns Vascaino, encha o peito e se orgulhe. Você faz a história. E não iremos parar por aqui, pois o Vasco sempre precisa estar acima de tudo
São Januário vai ficar pequeno a partir de hoje !!! Nos encontraremos na segunda-feira, em nossa casa.
#AssociaVasco
Saudações Vascaínas.
Deixe uma resposta