Aleluia! Somos a 10ª marca mais valiosa do Futebol Brasileiro! Que alegria! Vamos soltar fogos e comemorar como se não houvesse amanhã! Me perdoem o meu sarcasmo, mas foi com um sorriso amarelo e envergonhado que recebi e li esse resultado…
Em estudo realizado por uma empresa de auditoria e consultoria, na qual foram avaliados 40 indicadores que se transformam em índices de cálculos financeiros e, excluído o patrimônio físico dos clubes, no qual os 03 principais pilares de avaliação foram a torcida (gama de torcedores), mercado (onde o Clube está inserido) e receita (tudo o que consegue reverter com a sua marca).
Para dar ainda mais ressalto a importância desse estudo, forma analisados os cubes das Series A, B, C e D do futebol brasileiro e é realizada pela mesma consultoria desde 2009.
Senhores, não iremos aqui nesta página analisar o estudo em sua totalidade, pois não tivemos acesso às suas análises financeiras em cada item avaliado e nem sequer teremos a capacidade de fazer isso sem tempo hábil e sem o apoio profissional devido, mas cabe-nos ressaltar que uma das maiores torcidas do Brasil vê, dia após dia a sua marca definhar.
Seguidas e desastrosas administrações clubísticas estão esquecendo de renovar e dar ares de modernidade a uma Instituição Gigante. O mercado financeiro e as análises de mercado, atrelados ao marketing esportivo e ao desenvolvimento de marcas é muito recente no futebol e no mercado brasileiro esportivo e, com a chancela de administrações arcaicas e paradas no tempo, sem a evolução necessária, estamos nos encaminhando para definharmos ainda mais.
Comparativamente, com os dados divulgados no resultado do estudo, somos mais de 4 vezes inferiores aos líderes do ranking, estamos vergonhosamente próximos de clubes com torcidas que são a metade do tamanho da nossa, estamos atrás de clubes “regionais” como os times de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que não não tem a força e o gigantismo da torcida vascaína no Brasil e mundo afora.
Vai haver ainda quem vai achar esse resultado uma evolução, uma vitória de uma “administração que reestrutura o Vasco da Gama”. A nossa resposta será a de que, infelizmente, há quem se contente com o pouco.
Haverá aqueles que dirão que esta é apenas mais uma pauta negativa de uma imprensa que somente ressalta as qualidades de alguns e poucos clubes (e esquece seus principais defeitos) em detrimento da divulgação e massificação dos erros dos demais. A nossa resposta será simples: nós mesmos estamos dando todas as armas para eles e o vitimismo não é o nosso forte.
Senhoras e senhores, esse é “apenas” mais um estudo. Mais uma compilação de dados que resultam em mais uma vergonha para o nosso querido e amado Vasco da Gama, que vem sendo gerido e trabalhado para ser enfraquecido e diminuído. Que, apesar das bravatas e bordões (de gosto chulo, é claro), perdeu o respeito por parte do meio esportivo, deixou de evoluir no lado financeiro e se atola em seus problemas de gestão.
Esse é o Vasco que vem sendo atolado em confusões em um roteiro de espiral virada para baixo e que precisará de muitas pessoas sérias e muitos anos de trabalho a fio, com transparência e união de forças, no único Norte que pode ser possível para este fim: que é a volta do Vasco Gigante!
/+/ SAUDAÇÕES VASCAÍNAS /+/
Deixe uma resposta