A data de hoje é celebrada internacionalmente como o Dia do Trabalhador; no Brasil, o dia 1º de maio foi proclamado feriado nacional por meio do Decreto nº 4.859, de 26 de setembro de 1924.
E o que o Vasco da Gama tem a ver com isso?
Muito!
A começar porque o Vasco da Gama foi um clube pioneiro na luta contra as desigualdades sociais, marcada principalmente pela publicação de um documento conhecido como “Resposta Histórica”, em que o então presidente cruzmaltino José Augusto Prestes reafirmou o caráter democrático da instituição ao negar a exclusão de operários, negros e mulatos de seu plantel de jogadores, exigência da federação de futebol carioca da época para que o clube pudesse participar do campeonato carioca.
Além disso, o Estádio de São Januário, fundado em 1927, foi diversas vezes o palco de discursos históricos promovidos entre as décadas de 1940 e 1950 pelo então Presidente da República Getúlio Vargas (que, aliás, era vascaíno). Nas ocasiões mais célebres, o nosso “Caldeirão” viu as cerimônias oficiais de instituição do salário mínimo, da Justiça do Trabalho e de outros grandes feitos referentes aos direitos dos trabalhadores brasileiros.
Em maio de 1945, após deixar a prisão, o grande líder comunista Luiz Carlos Prestes reuniu dezenas de milhares de pessoas em São Januário em um comício em que pregava o respeito aos direitos dos trabalhadores e a volta da democracia ao País, após anos de regime de exceção promovido pelo chamado “Estado Novo”.
No final da década de 1950, outro ex-Presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek compareceu à Colina Histórica para as comemorações desse importante feriado, onde fez um memorável discurso sobre o progresso socioeconômico do País, promovido em seu governo.
Outros dois fatos marcantes para o Vasco aconteceram no feriado do Dia do Trabalhador: no ano de 1994, o ídolo do esporte brasileiro, Ayrton Senna, morreu durante uma corrida de Fórmula 1. Horas mais tarde, as torcidas do Gigante da Colina e do seu maior rival promoveram nas arquibancadas do Maracanã uma linda homenagem póstuma ao grande campeão das pistas; mais recentemente, no dia 1º de maio de 2016, o Vasco venceu seu outro grande rival alvinegro por 1 a 0 e abriu vantagem na disputa pelo título do Campeonato Estadual daquele ano, confirmado uma semana depois.
Enfim, esta data sempre foi motivo de grande orgulho para todos nós vascaínos!
Fontes: www.vasco.com.br, www.camara.leg.br, www.acervooglobo.com, www.terra.com.br
Deixe uma resposta