Por Rodrigo Machado
Com bastante tempo para se preparar para o Campeonato Brasileiro, Milton Mendes tem feito alguns testes na equipe. No último final de semana, o time atuou no 3-5-2, com a seguinte formação abaixo:
Alguns jogadores utilizados não devem ser titulares e o técnico provavelmente irá adequar outros em algumas posições. A ideia de Milton Mendes é treinar o time em três esquemas: 3-5-2, 4-2-3-1 e 4-4-2 (em losango). Tudo isso para que a equipe tenha variações táticas e não seja surpreendida pelos adversários.
Acho a ideia boa, embora não veja o 3-5-2 com bons olhos. É um esquema tático complicado de ser treinado, que leva tempo. Não à toa, poucas equipes o adotam. Dos times grandes no Brasil, nenhum utiliza. Pode dar certo? Pode. Mas é uma alternativa complicada. Além de ser de difícil implementação, ainda teremos jogadores atuando fora de sua posição de origem.
Bruno Gallo atuando como zagueiro pela esquerda e Nenê como falso 9: Bruno Gallo na zaga é algo que me preocupa. É um jogador com pouca estatura e pouca velocidade para a posição, além de nunca ter atuado por ali. Já Nenê como falso 9 talvez funcione, pois se movimenta e tem boa finalização, embora isso não seja algo fixo, já que o time conta com Luís Fabiano. Isso alterará algumas peças. Nenê terá que retornar ao meio. E o Wagner? Será que manterá titularidade junto com Nenê ou voltará para o banco? Ainda não sabemos, mas acho pouco provável que permaneça em campo nesse esquema.
O ponto positivo é que Milton Mendes tem buscado alternativas para dar padrão ao time, nesse caso para dar padrões diferentes. Isso é bom. Resta saber quanto tempo vai demorar para a equipe absorver as ideias do técnico. Que os próximos doze dias sejam suficientes, pois dia 14 voltamos a campo, com uma pedreira pela frente.
/+/ Saudações Vascaínas /+/
Deixe uma resposta