A TORCIDA DO VASCO É RAIZ!

torcida raiz.jpg

Hoje no Brasil se discuti a importância das torcidas de futebol no que tange ao crescimento dos clubes, seja consumindo produtos, seja através de assinatura de PPV seja se associando, seja apoiando nos estádios, porém muito se fala sobre a diminuição de público ano após ano no futebol brasileiro. Isso é fato de norte a sul, onde os estádios cada vez são mais mornos e vazios. Assistir jogo de futebol nos estádios passou a ser algo elitizado devido aos preços dos ingressos e a logística envolvida. Daí surgiu uma nova questão que tem tomado espaço em qualquer discussão genérica sobre futebol, o embate entre a torcida raiz x torcida nutella.

Os termos são bem claros: o raiz demonstra quem você é na essência, aquilo que nem sempre todas pessoas veem, autêntico; o nutella já se refere ao seu lado popular ou aquilo que você gosta de “ostentar”.O torcedor raiz é aquele que está sempre no estádio apoiando o time em qualquer situação, um verdadeiro abnegado pela causa. A paixão clubística os move. Já o torcedor nutella é aquele que vê uma partida de futebol como um entretenimento, para esse, o jogo é apenas um detalhe. Só cantam na vitória e preferem selfies em detrimento do apoio ao time. A discussão se acentuou no Rio de Janeiro por causa de alguns rivais que tem “enchido” os estádios com maioria de torcedores Nuttela. Tem certos clubes aí que utilizam até caixa de som para “enganar” como se fosse o próprio torcedor cantando.

Resultado de imagem para TORCEDOR RAIZ

Sabemos que o futebol hoje é um grande negócio, e por causa disso, é necessário os clubes aumentarem suas receitas, atraindo as classes mais abastadas para os estádios, todavia será que o “ganho esportivo” em ter torcedor raiz não seria mais importante esportivamente? A maioria dos clubes não pensa assim, infelizmente.

O Vasco é o verdadeiro clube do povo, pois nasceu do povo e do povo se fez, proporcionalmente é sabido que a maior parte de nossa torcida advém de classes mais pobres, seja no Rio ou no Brasil. Talvez o cruzmaltino seja um dos poucos clubes do país ainda a valorizar o torcedor raiz. Alguns dirão que isso se dá porque não temos uma arena, lugar preferido dos torcedores nutella, haja vista que São Januário é um estádio antigo, entretanto o cruzmaltino estaria negando suas origens e traindo seu torcedor se adotasse a política de alguns clubes.  Quero chamá-los à atenção para um fato, talvez nos últimos nove anos, não tivemos no Brasil um torcedor tão sofrido e espezinhado quanto o vascaíno, pois o clube conseguiu cair para a segunda divisão três vezes e somatizou resultados pífios dentro do campo, mas mesmo assim os abnegados torcedores não abandonaram o clube e a cada dia dão mostras de amor incondicional pela cruz de malta.

O jogo contra o Grêmio pelo campeonato brasileiro foi um exemplo clássico do torcedor raiz.  O Vasco continua cumprindo a punição imposta pelo STJD devido aos incidentes contra o flamengo ainda pelo primeiro turno do campeonato, porém o torcedor compareceu (ainda do lado de fora), e cantou até o final, sendo ouvidos dentro do estádio pelos jogadores. Os jornalistas envolvidos com a partida não cansavam de enaltecer o feito. Quem conhece nossa torcida sabe que isso não é novidade. O Vasco possuiu a verdadeira torcida raiz do Rio de Janeiro. Ser Vasco não é modismo, nem uma fase, nem status, ser Vasco é uma escolha incondicional de abnegados que tem orgulho em envergar nossa armadura independentemente da fase ou situação. Quem é Vasco, é raiz!

(+) Saudações Vascaínas (+)

 

 

Deixe uma resposta

Recent Posts

Mídias Sociais

Eventos

Descubra mais sobre Saudações Vascaínas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading