Com as saídas de Luan e Rodrigo, dupla de zaga titular nas últimas três temporadas, o Vasco se viu perdido. Devido à falta de planejamento, a partir desse momento, o clube contava apenas com mais dois zagueiros; Rafael Marques e Jomar.
Além de ambos terem qualidades questionáveis, nenhum clube pode seguir mais da metade da temporada apenas com dois zagueiros. Na base do desespero, Paulão e Breno chegaram, e as coisas não melhoraram. O Vasco seguiu sendo a defesa mais vazada do Brasileiro por muitas rodadas.
O clube vinha negociando o retorno de Anderson Martins há meses. O negócio se concretizou há duas semanas. O zagueiro foi regularizado e agora segue treinando para estar apto a estrear.
Essa fase de preparação e até mesmo cautela por parte da comissão técnica é correto, mas, devido à grande necessidade de resolver os problemas do setor, a torcida conta os dias para o jogador estrear. Por ter tido uma ótima passagem no clube, a torcida deposita grande esperança no zagueiro, mesmo não sabendo como ele está atualmente. Passaram três anos da última passagem de Anderson pelo futebol brasileiro.
Como as duplas de zaga que revezam não agradam, o tempo longe do futebol brasileiro parece não assustar os torcedores. Afinal, Anderson terá que se esforçar muito para fazer pior que Paulão, Breno, Jomar e Rafael Marques.
Segundo Alex Evangelista, Anderson está muito bem e poderia estrear essa semana. Milton Mendes adotou cautela, mas já admite que o zagueiro possa estrear na quinta-feira, contra o Cruzeiro. Anderson vem fazendo trabalho a parte, mas hoje treinou alguns minutos com o time. Ele deve ser relacionado para a partida.
Uma parte da angustia pela espera terminou quando a contratação se concretizou, a outra parte terminará quando Anderson estrear e ajudar a melhorar nosso sistema defensivo. O setor tem sido o maior problema do Vasco na temporada, sofremos mais gols do que fizemos (49 a 46). Para conseguirmos chegar a nossa meta com mais tranqüilidade, esses números precisam melhorar. Anderson Martins terá muita utilidade nesse aspecto, ainda que não seja o mesmo jogador de seis anos atrás. Se ele render 50% do que esperamos, já fará uma grande diferença.
Mas, vale ressaltar novamente, a torcida terá que ter paciência. As coisas não se resolverão da noite para o dia. Espero que o tempo seja nosso amigo!
/+/Saudações Vascaínas/+/
Deixe uma resposta