Por Matheus Barbosa
Não é novidade pra ninguém que nos últimos dois anos a torcida não vem marcando presença como era o costume. Hoje, jogo de ida contra o Vitória, dentro de São Januário, provavelmente não será muito diferente dos outros jogos desse ano.
Vejo alguns vascaínos nas redes sociais que bradam serem verdadeiros vascaínos, que o resto que não vai no jogo é tudo “sofazeiro”, e que, se não somos sócios, não podemos reclamar de nada do que essa diretoria fizer com o Vasco. E no final da frase mandam o já conhecido “Seja Sócio”.
Aí lhe questiono: a culpa da atual situação do Vasco é da torcida?
O que esses “torcedores de verdade” simplesmente ignoram é a ordem dos fatores. Não é a torcida que deve fazer o time jogar bola. Eu, fulano ou ciclano sendo sócios, em nada mudará a má gestão atual e nem colocará um cérebro na cabeça do Cristóvão.
A torcida é influenciada a ir ao estádio pelo momento e pelo futebol bem jogado. Some 3 rebaixamentos em 7 anos e partidas de futebol de sangrar os olhos que o resultado é esse: arquibancada vazia. A torcida já levantou muito o clube quando foi preciso, mas atualmente quem está precisando ser levantada é a torcida. Estamos sofrendo, estamos totalmente desacreditados e sem esperança. É dever da diretoria, da comissão técnica e do time dar motivação pro torcedor sair do seu conforto de casa e gastar seu suado dinheiro pra ir apoiar o time presencialmente.
Um programa de sócio-torcedor não cresce espontaneamente. Olhem o caso do Palmeiras: a diretoria trouxe investidores, esses que construíram um novo estádio e trouxeram um time competitivo. Resultado? Um bom no número de sócios-torcedores.
Então, torcedor que se acha o “torcedor de verdade” só porque anda com organizada e coloca dinheiro mensalmente no bolso dos Mirandas com um sorriso no rosto, cobre a diretoria. Não os acoberte tentando colocar a culpa nos demais torcedores, porque de uma coisa eu tenho certeza: essa conta não é minha.
Deixe uma resposta