Há 2 meses, mais precisamente no dia 20 de agosto, o Vasco vencia o Ceará por 3 a 0, em Fortaleza, e assumia a liderança do Brasileirão. Menos de uma semana depois, revertia a vantagem do Goiás e, também fora de casa, conquistava a classificação para a 4ª fase da Copa do Brasil. Era o auge do “ramonismo“, espécie de filosofia de jogo implantada por Ramon Menezes (ou inventada por vascaínos ufanistas) que justificaria o sucesso do time.
O tempo passou e hoje sabemos que aquele cenário era ficcional, porque os resultados positivos não eram compatíveis com a qualidade do futebol praticado. No último bimestre, os adversários também foram revelando o spoiler da série exibida em São Januário e, tal qual o lema dos Cobra Kai¹, atacaram primeiro, com força e sem piedade. O Vasco acusou o golpe: foi eliminado do torneio nacional de mata-mata sem marcar um único gol diante do Botafogo e, após uma sequência de terror, foi abatido 6 vezes em 7 jogos e entrou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Todavia, assim como o cenário de antes era ilusório, não devemos entrar na fantasia de que tudo está perdido. O novo técnico, Ricardo Sá Pinto, não é nenhum Mestre, mas pode, sim, moldar um novo estilo de jogo – o que, de certo modo, já pôde ser observado em sua estreia, apesar do revés ante o Corinthians. Além do trabalho tático e do entendimento de que alguns jogadores do elenco não podem mais vestir a camisa cruz-maltina, o “sensei” português tem a missão de incutir na mente dos nossos atletas o espírito vencedor que deve encarnar em todo aquele que tem a honra e o privilégio de jogar no Vasco. Afinal, como nos ensinou Senhor Miyagi, “não existe mau aluno, só mau professor”.
Enfim, esperamos que, a partir do jogo contra o Caracas, pela segunda fase da Copa Sul-Americana, o Gigante volte a se reerguer para, quem sabe ainda nesta temporada, possa aprender a voar.
Banzai², Vascão!
/+/ Saudações Vascaínas /+/
¹ Cobra Kai é o nome da série de TV inspirada na “escola” de karatê ficcional que rivalizava com as personagens Daniel San LaRusso e Sr. Miyagi, do filme “Karatê Kid – A hora da verdade”.
² Banzai é uma expressão japonesa que tanto significa “vida longa e prosperidade”, como também um grito de guerra utilizado pelos guerreiros nipônicos no momento de ataque durante a Segunda Guerra Mundial.
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
Deixe uma resposta