A LÍNGUA É O CHICOTE DO RABO

ramon

Na quinta-feira, dia 29, o Vasco acertou o retorno do lateral-esquerdo Ramon, de 29 anos. Até aí, nada de anormal, haja vista que o cruzmaltino precisava de um jogador para a posição e Ramon tem qualidade. Todavia, sua contratação dividiu a torcida. Seu nome esteve entre os dez assuntos mais comentados do Twitter na quinta.

Existe um ditado popular que denota bem a divisão da torcida quanto à contratação de Ramon: a língua é o chicote do rabo. Esse ditado significa que quem fala demais ou defende com absoluta convicção e veemência uma ideia deve arcar com as consequências depois. Mas o que isso tem a ver com Ramon? Vamos aos fatos.

Às vésperas de um novo jogo contra o então o ex-clube Vasco, quando jogava pelo rival Flamengo, o jogador disse que estaria com motivação elevada e revelou boa dose de mágoa com a forma como foi tratado pelos torcedores do Gigante.  Disse Ramon:

– A torcida me tratou de uma forma que não sou, fui chamado de traidor, uma palavra tão forte. Traidor eu não sou. Se tivesse traído alguém, seria o Flamengo, pois sou flamenguista e joguei lá. Não quero chegar lá e dar porrada em ninguém, não é raiva, é apenas vontade de jogar bola – frisou.

Para alguns, uma simples declaração, pois é comum no futebol ex jogador falar mal de seu antigo clube, mas ao dizer que se houvesse traído alguém, esse alguém teria sido o Flamengo, Ramon causou uma revolta muito grande. Muitos vascaínos não o queriam nem “pintado de ouro”.

Resultado de imagem para imagens de língua fofoqueira

No dia 25 de maio de 2017, o companheiro Matheus Barbosa, aqui do Saudações Vascaínas, escreveu sua coluna com o título “Vascaíno tem memória curta?”. Naquele texto, Matheus discorre sobre a então possível contratação do jogador pelo Vasco e relembra alguns episódios da carreira dele. Dê um conferida.

Pelo Vasco, Ramon conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B e a Copa do Brasil. Foi considerado por muitos, à época, o melhor lateral-esquerdo que tivemos desde Felipe e Gilberto. Alguns vascaínos até chegaram a cogitá-lo para a seleção. Lembro que o comentarista do SPORTV Lédio Carmona (vascaíno) era um entusiasta do jogador.

Como bem colocado pelo jornal Extra, em condições normais, dificilmente Ramon retornaria ao Vasco. Entretanto, o desejo de um camisa 6 mais experiente e a boa relação entre diretoria e Carlos Leite (seu empresário) abriram caminho para que sua apresentação anteontem como novo reforço.

Aos 29 anos, disputará a posição com o titular e contestado Henrique, de 23. Não é de hoje que lateral canhota é vista como carente no departamento de futebol, especialmente em termos defensivos. Alan, o reserva, é ainda mais jovem (19), e também brilha pela ofensividade. Embora Henrique, o titular atual, some 22 desarmes certos no Brasileirão, é nítido que possui deficiências tanto defensivas como ofensivas.

Ramon, como não poderia ser diferente, chegou se desculpando:

– Às vezes, quando você é jovem, comete erros. Com a maturidade, vê que não era pra ter falado. Fui ingrato, errei e estou aqui de coração aberto para pedir desculpas.

Será que a torcida o perdoará? Uma coisa é certa: ele terá que jogar MUITO para ter de volta o apoio do torcedor vascaíno, pois um simples pedidos de desculpas não adiantará se o resultado em campo não for satisfatório. A pressão vai ser grande e esperamos que o lateral esteja pronto para tal.  Deixo abaixo uma sabedoria bíblica milenar que serve para a nossa reflexão:

“O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.” (Provérbios 21:23)

/+/ Saudações Vascaínas /+/

Deixe uma resposta

Recent Posts

Mídias Sociais

Eventos

Descubra mais sobre Saudações Vascaínas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading