O Clube que surgiu sobre um ideal e que foi concomitante às grande mudanças políticas e sociais do fim do Século XIX já estava fadado, desde seu nascedouro, a ser grande. Grande não, Gigante.

Criado para ser uma potência do Remo (um dos maiores esportes da Capital à época), cresceu ao longo dos anos num misto de grande trabalho, esforço conjunto de seus associados e gosto popular. Em poucas décadas, passou de um clube recém-criado para ser um dos maiores do Brasil e, sem dúvida, um dos que possui maior patrimônio no país.

Nasceu para o Remo, cresceu com sua grande força como Clube Social, evoluiu com o Futebol e que ainda possui magnitude para ser referência em outros esportes, tais como Atletismo, Basquete, Beach Soccer, Futsal, handebol, Natação, Ginástica, Lutas e até os mais recentes times de Futebol Americano Masculino e Feminino, dentre muitos outros que já passaram pela nossa História.

Não à toa, todo o complexo patrimonial do Vasco da Gama possui um total de 47 imóveis (segundo os historiadores e escritores Aldir Blanc e José Reinaldo Marques, no livro “Vasco – A Cruz do Bacalhau”). E é exatamente sobre este patrimônio que faremos uma série de colunas ao longo de alguns dias. Falaremos sobre a História, Aquisição, Construção, Evolução e Manutenção atual das principais sedes do Clube. Desvendaremos como se deu a evolução histórica das sedes iniciais, quando e como tivemos a necessidade de ampliarmos nossos horizontes, sob que demanda se criou a necessidade de termos uma Sede Náutica na Lagoa, quando e como adquirimos a Sede do Calabouço, como, quando e o porquê da necessidade de construirmos o nosso principal orgulho vascaíno: São Januário.

Lagoa

Sede Náutica – Lagoa

Parque Aquático

Parque Aquático – São Januário

Piscina - Calabouço

Piscina – Sede do Calabouço

São Januário 2

Estádio de São Januário

Faremos, inclusive, um breve histórico sobre o ideal, a criação  e a evolução do Clube de Regatas Vasco da Gama, único e exclusivo assunto deste blog, que se destina a relembrar, conversar, discutir e propor soluções para que o nosso amado Clube volte a ter a dinastia e a preponderância nos cenários nacional e internacional, assim como sempre esteve presente em sua grande História.

E essa História foi escrita com a junção de todos os sócios vascaínos. Brigando, discutindo, mas sempre pensando no bem maior, que sempre foi o Vasco da Gama.

E você? Já se associou ao seu time do coração? Com a sua contribuição, o Vasco pode crescer mais e, quem sabe, contratar ainda melhor. Entre em https://socio-vasco.futebolcard.com/planos e se associe.

/+/ SAUDAÇÕES VASCAÍNAS /+/