O título da coluna traz o nome de um filme famoso de 1985, dirigido por Don O’ Bannon. O longa apresenta a história de dois empregados de um armazém de medicamentos que encontram no subsolo barris do exército, lacrados e acidentalmente liberam um gás mortal no ar. Esse gás acaba reanimando os mortos de um cemitério próximo, que vão querer apenas uma coisa dos vivos: seus miolos. Mas o que isso tem a ver com o Vasco? Bem gostaria de chamá-los à atenção para uma informação veiculada no blog extracampo sobre as eleições no clube.
Segundo as informações, a lista de sócios do Vasco apreendida pela Justiça tem 5.603 páginas. Entre os aproximadamente 180 mil nomes que nela constam, merecem destaque Joaquim Silva e José Bento de Assis Júnior. São sócios desde janeiro de 1900. Há 117 anos, portanto. Bem, ninguém está duvidando que esses senhores citados estejam vivos, entretanto seria um ponto fora da curva. Quantas pessoas mais estão nessa lista e ainda estão vivas? Será que terão direito a voto? Cabe a Justiça a análise. Entretanto a torcida sabe como funciona as coisas no Vasco com essa atual diretoria, principalmente no que tange as eleições. Dizem as más línguas que teve eleições atrás que até “mortos votaram”, grandes vascaínos presentes juram que é verdade.
Ainda segundo o blog extracampo, é praticamente impossível chegar-se a alguma conclusão a respeito da lista, pois os nomes dos sócios não obedecem a ordem alfabética e também não estão organizados de acordo com a data de admissão. Especula-se que o número de sócios não chegue a 30 mil, dos quais apenas 12 mil estariam aptos a votar. Nos próximos dias, a junta eleitoral do clube analisará a relação de votantes e somente então será marcada a data do pleito. Porém é sabido por todos o número inexpressivo de sócios que o Vasco tem atualmente segundo o ranking torcidômetro, ocupando apenas a 19º posição com 16.658 mil.
O clube pelo site oficial soltou uma nota no qual “esclarece” que no último dia 29 de Agosto foi aberto o processo eleitoral do Clube com a reunião da Junta Deliberativa que aprovou por unanimidade a lista constando 7.109 sócios elegíveis. Muitos números desencontrados e muitas dúvidas. Há relatos de muitos vascaínos que estão há meses sem receber o boleto da mensalidade. Alguns estão se aventurando indo ao clube e mesmo assim não conseguem resolver a pendência. Seria uma má vontade? Incompetência? Interesses escusos? Vocês podem responder!
Algumas indagações precisam ser feitas. Será que alguns flamenguistas que estranhamente receberam títulos de sócios terão direito a voto? Desses 7.109 torcedores aptos (segundo a nota oficial), quantos estão “vivos”? A Justiça fiscalizará as eleições para que “casos fortuitos e de força maior” não aconteçam? A Polícia Militar garantirá a segurança dos torcedores que forem votar?
São alguns questionamentos feitos por vascaínos de verdade que querem ver o clube de novo no caminho das vitórias. Essas eleições serão fundamentais para nossas pretensões daqui pra frente, ou o Vasco reage e volta a figurar no panteão dos campeões ou ficará relegado ao ostracismo nas mãos de quem com seus mandos e desmandos conseguiu apequenar.
(+) Saudações Vascaínas (+)
Deixe uma resposta