Passados 20 dias após a dramática classificação, o Vasco volta a campo para fazer sua estréia na fase de grupos da Libertadores da América. Após eliminar o chileno Universidad Concepcíon e boliviano Jorge Wilstermann nas fases preliminares, o primeiro adversário da fase de grupos é outro clube chileno, o Universidad de Chile, mais conhecida como “La U”.

Os dois clubes se cruzaram apenas em três ocasiões, mas nenhuma delas pela maior competição das Américas. Nos encontros ocorreram dois empates e uma vitória para os chilenos. A última vez que as equipes se cruzaram foi em 2011, quando a La U eliminou o Vasco nas semifinais da Copa Sul-Americana.

Hoje a história é outra. Os chilenos não possuem mais o time que chegou a ser comparado ao Barcelona, pela forma como jogavam. Nem o Vasco possui o elenco qualificado da ocasião. Mas não significa que teremos um jogo ruim. Esse é o primeiro confronto entre as equipes na Libertadores, só esse já é um baita ingrediente para a partida de logo mais.

Em tese, as duas equipes são vistas com menor chance de classificação no grupo. Racing e Cruzeiro são os favoritos. Portanto, o Vasco precisa confirmar a vitória no jogo de hoje. Até porque as duas próximas partidas do Gigante serão fora de casa, contra Cruzeiro e Racing, respectivamente. Esse fator torna a vitória hoje obrigatória, para que o time tenha condições de se classificar.

O técnico Zé Ricardo mexeu no esquema tático e em algumas peças nos últimos três jogos. Existe a possibilidade da manutenção do esquema 3-5-2, mas também possível que ele volte a utilizar o 4-2-3-1.

campo-vasco-la-u

Velhos conhecidos:

A La U conta com dois ex-vascaínos: o atacante Maurício Pinilla (2008) e o zagueiro Rafael Vaz (2013-2016). Ambos serão titulares. O zagueiro ficou marcado por algumas falhas cometidas no Vasco e no rival. É bom ficar ligado, se apertar um pouquinho, ele entrega.

Hoje é dia de Vasco! É dia do Caldeirão ferver! A torcida vai lotar São Januário e empurrar nosso time a mais uma vitória!

Vamos pra cima deles, Vascão!!!

/+/Saudações Vascaínas/+/