ColunaPor Guto Correia

Todos sabemos que planejamento não é algo que possamos esperar desta diretoria. O time ainda está sendo montado, apesar de já termos disputado 3 campeonatos (Flórida Cup, Carioca e Copa do Brasil) e estarmos indo para a quarta rodada do Brasileirão. A defesa, que desde o ano passado já demonstrava fragilidade, foi reforçada apenas recentemente. Paulão e Breno vieram às pressas, por empréstimo, para suprir o vácuo deixado pela saída de Luan, vendido para o Palmeiras, e Rodrigo, dispensado por não concordar com a filosofia de treino do novo e bom técnico.

Paulão e Breno, até o momento, estão dando conta do recado. O ex-zagueiro do Inter, principalmente, vem empolgando a torcida com sua raça e cortes precisos. Breno assume uma postura de zagueiro mais “classudo”, que sai jogando. Apesar dos 2 bons jogos dos novos defensores, o nome que realmente empolgou a torcida foi outro: Anderson Martins, que é velho conhecido da imensa torcida bem feliz. Anderson traz à memória o último bom momento do Vasco, há 6 anos, com o Trem Bala da Colina, quando fomos campeões da Copa do Brasil e vice-campeões brasileiros (graças à arbitragem, caso contrário também teríamos levado esse caneco).

Anderson, desde que saiu do Vasco, na época a custo zero, respirou outros ares: foi para o Al Jaish, time do Catar; depois ficou emprestado ao Corinthians, em 2014; e ainda passou por outros times árabes, como Al Gharafa e Umm Salal. Dessa forma, valorizou seu passe e, agora, que está em vias de rescindir o contrato, chamando atenção de outras agremiações. Além de Vasco, Corinthians e Atlético Mineiro aguardam a rescisão do zagueiro. Segundo fontes, ele realmente estaria mais inclinado a voltar para o Vasco. No entanto, a pedida salarial alta impede a contratação pela diretoria. Os vencimentos pedidos giram em torno de R$500 mil mensais. Portanto, com a pedida alta e com o acerto da zaga atual, tudo indica que Anderson ficará fora dos planos da Colina. No entanto, conhecendo a diretoria, essa negociação pode tomar contorno novelescos (quem não lembra do Bruno Paulista?).

Além de Anderson, volta à imprensa um namoro antigo: Leo Valência, meia artilheiro do Palestino (Chile). O meio-campista está livre no mercado e bastaria à diretoria propor a assinatura. Outro time interessado seria o Léon, do México. Segundo o diário El Mercurio, do Chile, Anderson Barros já teria confirmado interesse: “Valencia é um jogador que nos foi oferecido e estamos vendo as chances que temos para contratá-lo. Conhecemos o chileno, sabemos de seus números e achamos que ele teve uma temporada excelente. É uma das opções que analisamos. Além do mais, o feito de ter sido convocado pela seleção de seu país é algo que deve ser levado em conta”. Veja aqui alguns gols da possível contratação vascaína.

PS1: Com a vinda de Wellinton e a possível chegada de Leo Valência, com quantos volantes o Vasco irá contar até o fim da temporada?

PS2: Isso poderia significar que já haveria alguma negociação sendo realizada? Douglas? Nenê?

Saudações Vascaínas