Neste domingo enfrentaremos, mais uma vez, o Botafogo, pela final do Estadual. Vindo de três partidas seguidas cujo o resultado foi 3 a 2 (uma vez para eles e duas para a gente) é de se esperar um jogo franco, aberto e com muitos gols. Enquanto o Botafogo não poderá contar com os volantes João Paulo (machucado) e Rodrigo Lindoso (suspenso), o Vasco também terá dois desfalques para domingo: Paulinho (contundido em jogo contra o Cruzeiro pela Libertadores) e Wellington (suspenso).

Dessa forma, dado o número elevado de jogadores no departamento médico ou suspensos (caso de Rildo), o Vasco conta com pouquíssimas opções para preencher as vagas restantes. Para o lugar de Wellington, Zé precisa promover uma estréia ou lançar Andrey. Andrey chegou a estrear no Estadual deste ano, no entanto sua atuação não saltou aos olhos do torcedor. As outras opções são Bruno Silva, volante vindo do Ferroviário-SP e que tem mais características de retenção do que mio campista área-a-área, com atua Wellington. Por último, outra opção é Consendey, jogador da base que chegou a atuar em ligas da Europa.

Para substituir Paulinho, temos ainda menos opções. Thiago Galhardo e Evander são os únicos meias disponíveis para ocupar a faixa de campo. No caso, nem seriam substitutos diretos. Entrariam na vaga de Paulinho, mas atuariam centralizados, empurrando Wagner para a ponta esquerda. Evander já atuou de ponta, mas todas as vezes que por lá jogou teve atuações bem ruins. Além disso, Evander é conhecido pela falta de velocidade. Dessa forma, atuar pela ponta esquerda faria com que perdêssemos o contra-ataque pela canhota.

Surgem, também, como opções, com menos possibilidade, Ríos que atua pela direita e empurraria Pikachu para a esquerda. No lugar de Wellington, Evander também poderia atuar (como atuou com Zé, logo no início) para melhorar a saída de bola. Apesar de ambos surgirem como opções sempre, apostaria menos nessa formação do que nas supracitadas.

Segue, portanto, a escalação que esse colunista acredita e sugere para o nosso comandante: Martin Silva, Rafael Galhardo, Paulão, Erazzo e Fabrício. Desábato e Bruno Silva fechando o meio campo e impedindo os contra-ataques botafoguenses. Centralizado, colocaria Thiago Galhardo (que está merecendo uma vaga no time titular), Wagner pela esquerda e Pikachu pela direita. Riascos no ataque.

Obs1: Há 94 anos o Vasco dava a resposta histórica. Hoje, tem feijoada em São Januário em homenagem à data. Apenas 40 reais para ver ídolos e pisar em solo sagrado, além de ajudar o clube. Se não tiver programa, apareça por lá. Eu tentarei ir.

Obs2: Rildo teve o efeito suspensivo negado para que jogasse a final do Estadual. Dessa forma, o Vasco segue com quase um time de titulares fora de campo. São eles: Wellington (suspenso), Breno (machucado), Ramon (machucado), Kelvin (machucado), Giovanni Augusto (machucado), Paulinho (machucado) e Rildo (suspenso). ISso sem contar o folclórico Marcelo Mattos que está há mais de 2 anos sem entrar nos gramados.

Saudações Vascaínas