Ao longo da história, o Club de Regatas Vasco da Gama sempre se destacou por ter grandes artilheiros. Roberto Dinamite, Romário e Edmundo são os três maiores goleadores da competição. Todos foram revelados em São Januário.
Porém, isso faz parte do passado. Faz muito tempo que não temos um grande artilheiro vestindo nosso manto. No máximo tivemos atacantes que fizeram gols importantes em determinadas campanhas, mas que não se destacaram pela quantidade de gols.
Em 2019, não está sendo diferente. O Vasco tem o quarto pior ataque da competição (junto com Chapecoense, Goiás e Botafogo), 16 gols marcados em 17 rodadas. Média de 0,94 por jogo. É muito pouco!
Essa escassez de gol tem sido um grande problema, talvez o maior. Luxemburgo conseguiu dar um padrão tático ao time, a defesa tem se portado melhor e tomado menos gols, mas a falta de criação e deficiência nas finalizações das jogadas ofensivas tem custado pontos importantes. A derrota contra o Cruzeiro serve de exemplo.
A saída de Maxi López não pode ser apontada como o principal problema, pois mesmo com ele em campo, o time sofreu muito em 2019. O jovem Tiago Reis fez alguns gols importantes no Campeonato Carioca, mas ainda não tem a “casca” suficiente para assumir o comando de ataque e isso já foi provado.
Hoje não temos um centroavante fixo, Marrony tem jogado improvisado na função em alguns jogos, mas não tem funcionado. O setor é pouco municiado, vide a falta de criatividade dos jogadores de meio e, quando oportunidades são criadas, não são finalizadas com eficiência.
A diretoria prometeu repor a saída de Maxi, mas até agora nada. Falta dinheiro e, principalmente, competência dos profissionais envolvidos.
O clube fechou ontem a contratação do atacante Clayton, junto ao Atlético/MG. O jogador chega por empréstimo até o fim do ano. Clayton não é centroavante, ele chega para compor elenco, já que Yan Sasse foi negociado com um clube europeu. Torceremos para que Clayton vá bem, mas ainda que isso aconteça, seguiremos precisando de um centroavante minimamente qualificado!
Seguiremos aguardando!
/+/Saudações Vascaínas/+/
Deixe uma resposta