Bird Box é um thriller de sucesso, lançado em 2018 pela Netflix. No filme, a personagem principal, interpretada por Sandra Bullock, se depara com uma situação apocalíptica: todas as pessoas à sua volta, ao se depararem com uma imagem misteriosa (ignorada pelo espectador), entram num transe sombrio e são induzidas a cometer suicídio. A única saída para ela e seus filhos é usar vendas nos olhos, enquanto tentam buscar ajuda para escapar da terrível consequência que a visão os reserva.

Se as gestões desastrosas de Eurico Miranda e Roberto Dinamite conduziram o Vasco ao Inferno de três rebaixamentos nacionais e um sem-número de vexames, o momento atual é de Apocalipse. Seja por incompetência ou por egocentrismo da Diretoria e dos Conselheiros do clube, cada passo dado parece ser feito de forma aleatória e, quase sempre, equivocada.

Pra ficar apenas no plano do futebol, a contratação de Abel Braga é o maior exemplo desse “desarranjo” administrativo. Abelão pode ser um bom sujeito e até tem um passado vencedor como jogador e, principalmente, como técnico. Mas NADA o credenciava a assumir o cargo que ocupa em São Januário. Seus últimos 3 trabalhos, à frente de Fluminense (2017-2018), Flamengo e Cruzeiro (2019) foram desastrosos.

Paradoxalmente, no entanto, os dirigentes vascaínos olharam para a imagem apocalíptica e cometeram o desatino de contratá-lo. Resultado: o time passou a andar pra trás, jogando sem atitude e de forma confusa. Werley consegue nos deixar saudosos de Henríquez! Marcos Jr. e Ribamar são símbolos do Vasco de Abel: um time perdido em campo.

Não acho justo, entretanto, dar notas aos jogadores e ao técnico pela atuação de ontem, contra o Resende. Eles são apenas personagens que caminham com vendas nos olhos rumo ao desconhecido, guiados pela “cegueira” de gestores que parecem querer a morte do próprio Vasco.

E a torcida cruz-maltina? Que papel deve desempenhar nesse patético suspense? Infelizmente, não há _spoilers_. Só nos resta clamar por um desfecho não-niilista e torcer por uma improvável reviravolta nessa trama.

Mais do que nunca, precisamos que o Vasco seja o time da virada. Em todos os sentidos.

/+/ Saudações Vascaínas /+/

Play