2018 mal começou e estamos sofrendo problemas bem parecidos com os de 2017. Perdemos a dupla de zaga titular e ainda não conseguimos dar o ritmo ideal aos que vem jogando até o momento. A saída de Anderson Martins causou um baque forte. Além disso, Breno não atua desde o ano passado. Para suprir as ausências, Vasco contratou três zagueiros (Luiz Gustavo, Werley e Erazo), renovou o empréstimo de Paulão e promoveu o jovem Ricardo Graça. De todos esses, o que mais atuou esse ano foi Ricardo.

O jovem promissor formou dupla com Erazo e Paulão. Nas duas oportunidades, o setor mostrou deficiências. Nas duas partidas contra o Concepcion a equipe não sofreu gols, daí as coisas meio que foram maquiadas. Mas desde essa partida, a equipe já mostrava algumas fragilidades defensivas. O “caldo entornou” na partida de semana passada, quando tomamos quatro gols de cabeça, sendo três em menos de vinte minutos de jogo. Esse fato acendeu a luz de alerta.

O sistema defensivo é uma preocupação. E os últimos dois jogos deixaram claro que o mais preocupante são as jogadas aéreas. Foram cinco gols sofridos, todos de cabeça. É uma situação grave! Estamos a treze dias de estrear na fase de grupos da Libertadores, esse problema precisa ser corrigido urgentemente.

Esse é um tipo de jogada bastante utilizado na competição. Sabendo da deficiência do Vasco nesse aspecto, obviamente as equipes irão utilizá-la bastante. Paulão e Ricardo tiveram uma atuação muito ruim em Sucre, mas a tendência é de que a dupla seja mantida. Até porque Werley e Erazo não vêm correspondendo quando atuam. O zagueiro considerado titular absoluto do elenco é Breno, que tem retorno previsto para metade de Março. Deve formar dupla com Ricardo. O zagueiro vai precisar de tempo para entrar no ritmo, não atua desde Novembro. Até que isso aconteça, Zé Ricardo precisará achar uma forma de corrigir esse problema para manter o setor equilibrado.

Será um grande desafio para o nosso treinador, mas sem resolver esse problema, a classificação será praticamente impossível.

/+/Saudações Vascaínas/+/