Uma semana após a dramática classificação à segunda fase da Copa do Brasil, o Vasco volta a campo hoje para definir a classificação para a segunda fase da Copa Sul-Americana, contra o boliviano Oriente Petrolero. O Gigante da Colina saiu na frente dos bolivianos após vencer o primeiro jogo por 1×0, em São Januário. Hoje, um empate garante a classificação. Até mesmo uma derrota por um gol de diferença, desde que marque gol(s), também garante a vaga ao cruz-maltino pelo critério de gols fora de casa.

Mas o pensamento deve ser de buscar a vitória. Depois do drama desnecessário vivido contra o Altos/PI semana passada, o torcedor vascaíno não quer saber de mais emoções na noite de hoje. O Vasco tem uma pequena vantagem, mas não pode deitar em cima disso. Além da classificação, queremos que o time mostre alguma evolução tática, as apresentações foram muitos ruins até o momento.

O Vasco jamais foi eliminado por bolivianos em competições sul-americanas, mas a última vez em que enfrentamos bolivianos, passamos por um grande aperto. Pra quem não lembra, na Pré-Libertadores de 2018 enfrentamos o George Wilstermann na segunda fase e, após golearmos por 4×0 em São Januário, sofremos também 4×0 no jogo e volta. Na disputa por pênaltis, fomos salvos por uma bela atuação de Martin Silva, que defendeu três cobranças.

Hoje não teremos altitude, fator que nos prejudicou bastante em 2018. Mas, ainda assim, todo cuidado é pouco.

O time provavelmente será o mesmo que empatou com o Altos/PI semana passada. Só espero que a mira dos jogadores esteja mais calibrada hoje, não podemos repetir o show de oportunidades desperdiçadas na última semana. Que German Cano guarde o(s) seu(s) hoje. Será de extrema importância.

O Vasco não pode nem pensar em outro cenário que não seja a classificação. Precisamos nos manter na disputa da competição Sul-Americana, pois é a nossa maior chance de alguma conquista esse ano e, além disso, rende bons valores a cada fase. Para um clube afundado em dívidas, manter-se na competição é uma das poquíssimas fontes de receita.

Tragam a classificação!

/+/Saudações Vascaínas/+/