Esse início de Campeonato Brasileiro do Vasco tem sido surpreendente até então. Mesmo o vascaíno mais otimista não imaginaria que o time conseguisse logo nesse começo resultados tão expressivos. Com um elenco limitado tecnicamente, seria árdua a missão do clube. Entretanto, até agora, os comandados de Ramon tem apresentado resultados além do que poderíamos imaginar.

A torcida, empolgada, criou novas expressões como “Ramonismo”, por exemplo, que caíram no gosto popular. Jogadores frágeis tecnicamente vêm dando conta do recado e entregando além daquilo que se esperava; com isso, o nível de expectativa aumentou consideravelmente. Tem torcedor falando em pentacampeonato brasileiro e que dá pra ser campeão das Copas (do Brasil e Sul-americana) – coisa típica de vascaíno emocionado, não mais acostumado a glórias. Todavia, precisamos procurar ser isentos e imparciais (infelizmente). Ao que parece, a maioria dos torcedores não consegue enxergar as deficiências graves que o time de Ramon apresenta. A verdade é que o Vasco vem ganhando algumas partidas sem jogar bem. E, de umas partidas pra cá, vem mantendo o mesmo futebol praticamente. O time joga igual sempre! Agora, como bem disse um setorista do clube, em seu Twitter, o retorno da eficiência é urgente.

Vasco é a sensação com o Ramonismo e Cano impiedoso - YouTube

Faço então uma pergunta ao torcedor: você imaginava que, com esse elenco, o Vasco ofereceria algo de bom este ano? Tenho certeza de que o vascaíno consciente responderia “não!”.

Os constantes desfalques vêm atrapalhando muito o técnico Ramon, isso é ponto pacífico; porém, mesmo com todos os titulares à disposição, a equipe tem limitações. Ainda precisamos de reforços para melhorar a qualidade técnica.

Somado a essas deficiências, Ramon ainda tem insistido com jogadores no time titular que não têm a mínima condição de jogar – casos de Pikachu e Fellipe Bastos. De fato, os resultados estão bem acima do que esse elenco de fato pode oferecer. Entretanto, como torcedor, continuarei torcendo por essa superação. Se conseguirmos passar de fase na Copa do Brasil, o time ganhará muita moral para a sequência. Por outro lado, temo que a desclassificação abale o grupo e apresente ao torcedor a verdadeira faceta desse time.

/+/ Saudações Vascaínas /+/