Jorge Salgado, deu sua primeira entrevista coletiva após ser confirmado pela justiça como presidente do Vasco para o próximo triênio. Foi uma entrevista simples e bem objetiva, onde Salgado expôs o que pretende fazer logo em seu início de mandato. Uma coisa que chamou à atenção dos torcedores foi o número expressivo da palavra “tentar” utilizado em cada resposta. Muitos entenderam de forma equivocada o que Salgado quis dizer. Diferentemente do outros candidatos que prometiam mundos e fundos, Jorge Salgado preza pela ponderação e equilíbrio no que fala, sem prometer, mas com um projeto sólido e bem consistente (pelo menos foi isso que transpareceu na entrevista). Garantiu que continuará os projetos da gestão atual que deram certo e também que não fará caças às bruxas no clube.

A verdade é que Jorge Salgado tem uma história muito bonita. Empresário de sucesso e uma personagem muito importante na história vascaína, ele chega com uma equipe muito qualificada para balizar o trabalho. Nós, esperamos que ele faça um Vasco muito mais forte do que foi nesses 20 anos, seja dentro e fora de campo. 

Jorge foi responsável por um dos raros momentos de saúde financeira do Vasco nas últimas décadas como VP de Finanças, ex-Diretor da CBF e um dos maiores empresários do Brasil. Fundador da Ativa Investimentos, uma das maiores corretoras de investimento independente do Brasil e com longa carreira no mercado financeiro, sendo membro do conselho de Administração da Bovespa durante anos.
 
Jorge Salgado é grande benemérito e ex-vice-presidente de finanças no período de 86-89, sendo responsável pela restruturação financeira na época, encontrando um clube desorganizado e com muitas dívidas, entregando 3 anos depois com sucesso em campo, conquistando dois títulos cariocas e um brasileiro, além do torneio internacional Ramon de Carranza e com as finanças em dia, com dinheiro em caixa e sem dívidas e contratando o jogador mais caro do futebol brasileiro, Bebeto, tirando do nosso maior rival. O sucesso no Vasco rendeu o convite para ser diretor de seleções da CBF, onde encontrou um cenário parecido ao Vasco, em uma época que a CBF tinha problemas financeiros. Responsável pelo calendário nacional e pelos jogos da seleção, conseguiu, com uma série de amistosos, regularizar o caixa da instituição. Foi o primeiro diretor a propor a fórmula de pontos corridos ao campeonato nacional, formula essa adotada, anos depois, pela maioria das ligas no Mundo.
 
Se existia alguma dúvida quanto a capacidade dele, após ler essa coluna, o leitor não a terá. Muitos vascaínos que apoiavam o candidato derrotado nas eleições criticam Salgado sem saber da história dele. Independentemente de quem seja o presidente, que fosse o Leven, nossa missão como vascaíno é apoiar o clube e cobrar do presidente que cumpra tudo o que prometeu. O vascaíno que votou no dia 14 de Novembro elegeu alguém muito capacitado, e cabe a nós torcedores torcer e cobrar! As pessoas passam, o Vasco fica!
 
Vou colocar aqui alguns trechos da entrevista do presidente ontem.
 
“A 1ª coisa é pagar os salários atrasados, isso motivaria o plantel. Apoiar o treinador enquanto estiver lá. Fazer um trabalho emocional. Acreditar que podemos sair dessa situação. Acho que o jogo de ontem pode ter iniciado esse processo de recuperação”
 
“O Benítez tem contrato até 31/12. Falei com procurador dele, tenho tentado estender até fevereiro. Aí sim tomarei a decisão. Antes disso, qualquer decisão é temerária. Não sabemos como vamos terminar o Brasileiro, mas precisamos que ele fique até o fim”
 
“Temos um projeto e pretendemos executá-lo. Mas ficam legados importantes como o CT e o projeto de reforma do nosso estádio. É um compromisso terminar o CT e dar início a esse projeto de São Januário, que nos colocará em um novo patamar”
 
“Me preparei para isso, para me dedicar integralmente ao Vasco pelos próximos 3 anos. Os desafios são enormes. Estamos trazendo uma equipe muito competente. Estamos criando condições para criar um time mais forte”
 
“Estou me colocando à disposição para tentar ajudar, e vou tentar muito, nessa reta final, como futuro presidente, vascaíno, da mesma forma que já ajudei financeiramente algumas vezes. Vou tentar novamente buscar solução para esse problema dos salários atrasados.”
 
“Depois de amanhã tenho uma reunião para um novo patrocínio. Está começando esse movimento. Estamos abertos a qualquer manifestação empresarial e vamos continuar a buscar. O Vitor (VP marketing) é especialista nessa área. Não é quantidade, mas qualidade”
 
“Espero entregar um Vasco muito melhor daqui a três anos, com uma boa recuperação financeira e com um time mais forte”.
 
Fecho com essa última declaração, pois esse é também o nosso desejo! Estaremos aqui cobrando isso, presidente!
 
                                                                                  (+)Saudações Vascaínas (+)