Sem técnico desde o último dia 08, quando Ramon Menezes foi demitido, o Vasco está bem próximo de acertar a chegada deum novo treinador, para guiar a nossa caravela até o fim da competição. Trata-se do português Ricardo Sá Pinto. A notícia do acerto entre as partes foi divulgada ontem. O novo treinador desembarca no Rio amanhã e, até o momento, não se sabe se ele estará a frente da equipe no domingo, ou se o comando seguirá com o interino Alexandre Grasselli, técnico do time Sub-20, que comandou a equipe no clássico de Domingo e agradou a maioria dos vascaínos por ter feito o simples, coisa que tanto pedimos a Ramon.
Durantes esses dias, a diretoria garimpou por alguns nomes no mercado nacional, Felipão e Dorival Jr foram especulados, mas nenhuma negociação chegou a acontecer. Nas primeiras horas de ontem, o nome de Sá Pinto surgiu e foi ganhando força no decorrer do dia. Na noite de ontem, o anúncio foi feito. O técnico teria interrompido uma negociação com o Panathinaikos-GRE, para acertar com o Vasco.
Técnico profissional desde 2012, Sá Pinto já treinou equipes de seis países diferentes, conquistou apenas um título e vem de um bom trabalho no Sporting Braga. O treinador tem temperamento explosivo, coleciona algumas polêmicas envolvendo violência, tanto na época de jogador, quanto como dirigente. É um treinador que cobra bastante de sua equipe, enérgico, bem diferente do perfil dos técnicos que tivemos no ano (Abel Braga e Ramon Menezes). Apesar disso, o português tem fama de ser um bom gestor de grupo, um fato de extrema importância para qualquer técnico. Ele, inclusive, chegou a trabalhar com o meia Carlinhos, no Standard Liège, da Bélgica. Carlinhos foi contratado a pedido de Sá Pinto.
A contratação de um treinador estrangeiro é considerada um risco, um risco que o Vasco não pode correr nesse momento. Sabemos que existe um período de adaptação, é um tempo necessário que os profissionais precisam, mas que o Vasco não tem o privilégio de conceder. Estamos em posição delicada na tabela de classificação do Brasileiro, sete jogos sem vitória (cinco no Brasileiro), portanto, precisamos voltar a vencer urgentemente. No entanto, também é necessário compreender que o mercado nacional não fornece boas opções. Contratar técnicos brasileiros que seriam certeza de fracasso, também seria uma perda de tempo e dinheiro.
Se confirmado o acerto, Ricardo Sá Pinto será o segundo técnico português a comandar o Gigante. O primeiro foi Ernesto Santos, em 1946.
Portanto, nos resta torcer para que o português, novo comandante da Caravela, não precise de tanto tempo para se adaptar e trace caminhos positivos a frente do comando do Gigante da Colina.
Toda a sorte do mundo para você, Ricardo Sá Pinto!
/+/Saudações Vascaínas/+/
Obs: O Vasco confirmou duas contratações nos últimos dias. Tratam-se do meia argentino Leonardo Gil e do meia-atacante Patrick, ambos vindo por empréstimos de Al-Ittihad e Grêmio, respectivamente. Os atletas são esperados para realização de exames e assinatura de contrato. Desejamos boa sorte a ambos!
Deixe uma resposta