E começa o planejamento para a fase de grupos da Libertadores 2018. O time atual, conta com grande parte do elenco proveniente de empréstimos que findam em dezembro de 2017. Jogadores como Breno, Paulão, Wellington, Bruno Paulista, Gilberto e Jean, tem poucas possibilidades de permanecer em São Januário na próxima temporada. Dessa forma, é preciso se reforçar!

Enquanto o imbróglio da renovação de Wellington e Jean não é resolvido, o Vasco vai ao mercado tentar reforços pontuais para os setores mais frágeis do elenco. Trouxe, como primeiro reforço para 2018, o volante Leandro Desábato, jogador que construiu a carreira no Velez Sársfield. Descrito por jornalistas como um Jean melhorado, o jogador argentino chega a São Januário para ganhar cerca de R$100 mil mensais.

Apesar de termos fechado com um volante, precisamos de, no mínimo mais 2 jogadores para a posição. Por isso, vamos fazer uma lista de jogadores que estão livres ou com o contrato acabando, em dezembro deste ano, para contarmos como reforço para a temporada 2018.  Além desses, também listaremos um jogador com contrato, mas que pode ser comprado ou adquirido por empréstimo.

Chega de Blá-blá-blá, segue a lista:

Everton Luiz

Jogador de 29 anos, revelado pela Ponte Preta, o jogador nunca decolou no Brasil, defendendo escudos de menor expressão como Marília, CRB e Cricíuma. Em 2013, o jogador se transferiu para Suíça, aonde vestiu as cores do FC Lugano e do ST Gallen. Acabou chamando atenção do Partizan, da Sérvia aonde passou por um triste episódio de racismo. Em junho o contrato terminará, o que levanta a possibilidade de uma rescisão antecipada ou um empréstimo.

Denílson

Revelado pelo tricolor paulista, jogou apenas uma partida em 2005 antes de ser transferido para o Arsenal. No clube inglês, permaneceu até 2011, quando foi emprestado ao São Paulo. Por lá permaneceu até 2013, quando rescindiu com o time europeu e assinou com o time paulista. Em 2015 foi vendido para o Al-Wahda, dos Emirados Árabes, por R$10 milhões. No ano seguinte, foi emprestado ao Cruzeiro aonde pouco jogou e acabou sendo liberado ao final do contrato para buscar novo clube. Apesar de estar com contrato válido com o time do Emirados Áarabes, pouco atuou na temporada. O jogador também tem 29 anos.

Rômulo

Jogador que atingiu seu ápice no Vasco, chegando até a vestir a camisa da seleção brasileira.  Jogou na Colina Histórica até 2012. Depois, foi vendido ao Spartak Moscou, aonde ficou até 2017. No ano passado rescindiu o contrato com o clube russo e foi contratado pelo Flamengo. No arquirrival, não decolou. Não apresentou nada próximo do futebol de quando carregava a cruz de malta no peito. Acabou sendo perseguido pela torcida e, hoje, amarga o banco. Dizem as más línguas que será dispensado pelo time da Gávea. Rômulo tem 27 anos.

Nilton

Outro jogador com identificação com a Cruz de Malta. Quem não lembra do “Zidanilton”? Iniciou a carreira no Corinthians aonde jogou até 2008. Em 2009, transferiu-se para o Vasco e se apresentou muito bem, fazendo parte, inclusive do conhecido “Trem Bala da Colina”. Posteriormente, passou por Cruzeiro e Internacional. Recentemente, acabou indo para o Japão, para defender as cores do Visel Kobe. O jogador de 30 anos encontra-se sem clube, mas tem um processo contra o Vasco, o que pode dificultar a negociação.

Todos os jogadores poderiam vir. No entanto, a maioria deles esbarra nos salários altíssimos. Coisa que a atual diretoria diz não poder arcar. Dessa forma, devemos acabar com mais alguns refugos de times pequenos e médios. Gostaria muito de contar com Nilton e Denílson para a próxima temporada. Seriam apostas, dado que há muito não apresentam o futebol que uma vez apresentaram. O Vasco tem a fama de recuperar jogadores e é o que sempre digo: Ninguém desaprende a jogar bola.

Vamos torcer para que a administração atual aja cirurgicamente e traga bons reforços.

Saudações Vascaínas