Vasco e Botafogo se enfrentam hoje à noite, no Engenhão, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Buscando se manter na primeira página da tabela e afastar cada vez mais qualquer chance de aproximação a zona da degola, precisamos de mais um resultado positivo.

Esse será o terceiro confronto de 2017. Nos dois anteriores houve um empate sem gols e uma vitória do Vasco por 2×0 (final da Taça Rio, quando o Botafogo estava com a maioria do time reserva).

O clássico traz algumas curiosidades:

1 – As duas equipes não se enfrentam pela Série A desde 2013. O último jogo foi um empate em 2×2, em 20/10/2013.

Botafogo 2x2 Vasco.jpg

2 – O Botafogo, em confrontos envolvendo todas as competições, não vence o Vasco desde 08/2013, quando o placar foi de 3×2. Gilberto, hoje no Vasco, atuava pelo Botafogo na época.

Botafogo 2x3 Vasco.jpg

3 – O Vasco, em confrontos válidos pelo Campeonato Brasileiro, não vence o Botafogo desde 07/2012, quando venceu por 1×0.

Vasco 1x0 Botafogo 2012.jpg

Por mais que tenha tido bom aproveitamento nos últimos jogos contra o Botafogo, acho errado dizer que o Vasco tem algum favoritismo. As duas equipes tem tabus a serem quebrados e possuem a mesma quantidade de pontos na competição. Além disso, o Botafogo é um adversário complicado, pois manteve a base da boa campanha do ano passado e recebeu alguns reforços. É um time pronto, enquanto o Vasco ainda é uma equipe em formação. Se tivesse que apontar um favorito, seria o Botafogo.

Além das vantagens já mencionadas da equipe alvinegra, o Vasco pode ter duas baixas importantes para o clássico. O volante Jean saiu machucado no primeiro tempo da partida de sábado, contra o Avaí. Ele vem fazendo tratamento intensivo desde então, mas a coxa segue muito inchada e a probabilidade maior é que não jogue. Caso isso se confirme, Wellington será o substituto. Jean seria um grande desfalque, já que o volante é o líder em roubadas de bola no Campeonato Brasileiro. Outro que também pode desfalcar o time cruzmaltino é o atacante Manga Escobar, que apresenta problema muscular e também está em tratamento.

A tendência é que a escalação da vitória sobre o Avaí se repita, com a possível entrada de Wellington na vaga de Jean. Uma vitória será de extrema importância para os objetivos do time no campeonato. Será uma tarefa difícil, mas não há como esperar algo diferente disso no Brasileiro.

Pra cima deles!!!

/+/Saudações Vascaínas/+/

Obs: A janela de transferência está aberta e o volante Bruno Paulista pode ser apresentado. O Vasco aguarda a documentação para, enfim, regularizar o jogador. A diretoria espera poder contar com o atleta para o clássico, mas como depende do Sporting enviar a documentação para o Bahia, e, então o Bahia enviar ao Vasco, é provável que não tenha tempo hábil para a estreia hoje.