O déjà vu, significa viver algo e, ao mesmo tempo, ter a sensação de que isso já aconteceu antes. O fenômeno ainda não foi totalmente esclarecido, mas sabe-se que ocorre devido a uma troca de informações errônea no cérebro. A expressão déjà vu significa “já visto” em francês e surgiu no século 18, criada pelo parapsicólogo Émile Boirac. Ele acreditava que o déjà vu era um flashback de outras reencarnações. O fenômeno já era estudado na Grécia antiga, Platão, por exemplo, acreditava ser o fenômeno algo real, vivenciado no mundo das ideias, todavia com o tempo, foi ganhando outras explicações. Para a parapsicologia, o déjà vu pode ser uma forma de premonição. Já os espíritas acreditam que pode estar relacionado a uma experiência do espírito, capaz de sair do corpo durante o sono. Cientistas ainda tentam descobrir os motivos, mas têm uma certeza: a origem não tem nada de paranormal e é 100% biológica.

fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-deja-vu/

Resultado de imagem para imagens do torcedor vascaino preocupado

Mas o que o déjà vu tem a ver com o Vasco? Tudo! Entra ano e sai ano, temos a sensação de que estamos vivenciando algo que já aconteceu. O Vasco chega a essa altura do campeonato eliminado de todas as competições que disputa, só restando apenas o brasileiro. Mais um ano o clube continua lutando contra o rebaixamento. Novidade? Nenhuma! O clube entrou num estágio de apequenamento institucional que parece não ter fim. Até em 2017 quando terminamos o brasileiro em 7º lugar, a situação não era boa. 2019 parece ser a repetição de 2018. Foi prometido pelo presidente que 2019 teríamos um ano mais tranquilo em relação ao anterior, todavia o planejamento foi de ralo e vivemos um déjà vu que nos faz mal.

O torcedor vascaíno anda desanimado com a situação do clube e do time. Assistir jogos do Vasco nesse início de campeonato tem sido um teste pra cardíaco. O Vasco tem mexido com a saúde mental do torcedor de uma forma incrível tal como em 2018. Temos mais de 40 jogadores no elenco e boa parte desses, não tem a mínima condição de vestir nossa armadura. O vascaíno se agarra a tudo nesse momento buscando uma esperança, haja vista que esse ano que como o anterior, foi para o espaço.

Temos um treinador novo e provavelmente alguns jogadores que chegarão para qualificar o elenco. A parada da Copa América é vista como primordial para a recuperação da equipe, entretanto em 2018 tivemos a parada para a Copa e na volta, o Vasco continuou mal (até pior para alguns). Esperamos que esse déjà vu não nos assombre.

O mito da caixa de pandora, explica como o homem é capaz de manter-se perseverante mesmo quando as situações se mostram bastante adversas.  Como vascaíno, temos que acreditar que a esperança de dias melhores seja a alternativa mais plausível para superar os males que tanto assolam o nosso clube e principalmente, o torcedor.

(+) Saudações Vascaínas (+)

 

 

Play