Ontem foi um sábado de muitas emoções para o Vasco, que “acordou” com duas missões igualmente relevantes: vencer o Sport para tentar deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão e promover a primeira eleição online e direta de sua História para tentar definir o seu novo Presidente.
A primeira meta deveria ser superada bem longe do Rio de Janeiro: em Recife, diante do rubro-negro local, o Gigante da Colina precisaria reencontrar o caminho da vitória, resultado que não alcançava no campeonato há 2 meses! Nesse período, além de mudança de técnico, lesões e contaminações por COVID-19, pesava o jejum do artilheiro Germán Cano, sem marcar exatamente desde aquele 13 de setembro.
Eis que no bom gramado da Ilha do Retiro, o Vasco… DESENCANOU! O atacante argentino anotou não apenas um, mas dois gols de muito oportunismo, em cruzamentos de Leo Gil e de Neto Borges – ambos com atuação destacada na partida! – e chegou a nove na artilharia. Quase DEZ, HEIN, CANO?
O time não fez uma grande partida coletivamente, mas ao menos mostrou vontade de vencer e contou com um adversário taticamente desorganizado, além da boa postura defensiva da equipe, com destaque para os zagueiros Marcelo e Ricardo. Mais do que jogar bem, era preciso vencer e o saldo nos deixou à frente do Athletico e, ao menos até os jogos de segunda-feira, dos 4 últimos colocados da competição.
Mas o sábado ainda reservava mais uma tarefa árdua a ser superada pelos cruz-maltinos: a eleição para Presidente do Vasco teria mais um capítulo emocionante. Ao contrário do que ocorreu no último dia 7, desta vez não houve confusão: os eleitores, na sede do Calabouço e em várias partes do Brasil e do Mundo, via online, puderam escolher com tranquilidade o futuro mandatário do clube, dentre os dois candidatos remanescentes, Jorge Salgado e Júlio Brant – os demais se recusaram a participar do pleito de ontem. Por volta das 22h30, o resultado foi anunciado:
SALGADO: 1682
BRANT: 1326
BRANCO: 11
NULOS: 35
A eleição de Salgado, da chapa MAIS VASCO, ainda não pôde ser proclamada oficialmente, pois, quase simultaneamente ao resultado das urnas, o site do STJ divulgou o provimento de recurso judicial interposto por Leven Siano, revogando a anulação da eleição do dia 7, favorável ao candidato da chapa SOMAMOS. Mas o imbróglio jurídico está longe de terminar e, com isso, o futuro político do Vasco ainda segue ENCANADO.
De toda sorte, o torcedor espera que o Gigante da Colina possa finalmente desentupir suas vias, lavar-se das mazelas e construir uma nova era, dentro e fora de campo.
/+/ Saudações Vascaínas /+/
Deixe uma resposta