O desastre de ontem a noite era algo já esperado para qualquer vascaíno lúcido. Por mais que todos nós torcêssemos pra força de vontade ser suficiente, todos nós já sabíamos a discrepância de nível entre o Vasco e os outros times do grupo. Talvez não esperássemos uma goleada como foi, mas já sabíamos.

No fim do primeiro tempo eu só queria desligar a TV e ir dormir. Porém não podia, pois precisava escrever esse texto. No final do segundo tempo eu queria bater em alguém. Talvez seja uma boa eu ter visto esse jogo sozinho.

O Vasco passa por um ano desastroso em todas as áreas do clube. Administrativo, institucional, técnico, financeiro. A eleição da forma que vimos, o balanço de 2017 publicado essa semana, e os resultados em campo evidenciam tudo pelo o que o Vasco passa em 2018. E não há perspectiva de melhora.

DcPFmC3XkAAfpG7

Nos atentando por agora apenas na parte técnica, há algumas certezas sobre esse time que apenas o vascaíno mais iludido irá negar.

A primeira certeza é de que esse time é fraco. MUITO fraco. Mais fraco que o do ano passado, que já era fraco. A segunda certeza é de que não há condições nenhuma de Wellington e Paulão continuarem sendo escalados. O time todo é feio, e ainda assim esses dois conseguem se destacar entre os piores.

A terceira certeza está ligada diretamente a segunda: o Zé está pisando na bola. Sim, o elenco é horrível e o Zé já conseguiu tirar leite de pedra em alguns momentos, mas não podemos continuar a usar o elenco horroroso como muleta para os vacilos que o Zé tem cometido. O nosso técnico continua a insistir em jogadores que não estão rendendo nada,  escalações e substituições duvidosas, panelinha com alguns jogadores, tudo isso com uma teimosia que se espelha ao que aconteceu em sua passagem pelos mulambos. E por essa teimosia, lá perdeu o emprego. Se continuar assim, não demorará muito pra acontecer o mesmo por aqui.

Por mais que esse time tenha mostrado em alguns jogos que tem força de vontade e garra, isso não será suficiente. O time mais uma vez mostrou ser totalmente apático para qualquer criação de jogadas. Nossos ataque se baseiam de ir empurrando até conseguir chegar perto da área e ver no que dá. É irritante e agoniante. Somado a isso, nossa defesa é a maior mãe dos últimos anos do futebol. Uma pessoa que viu Jorge Luiz, Eduardo Luiz, Vilson e Fernando, poderia achar que viu a pior zaga da vida. Ai aparece Paulão, Erazo, Pikachu (que vai muito bem de homem surpresa jogando no meio, mas de lateral deixa uma avenida) e te surpreende.

Agora que o sonho acabou, precisamos focar na realidade do clube: Brasileirão.

Mas não se desesperem, vascaínos! Esse time vai sim passar muito sufoco e tomar muita porrada até o fim do ano, mas dificilmente seremos rebaixados. Assim como ano passado, o campeonato brasileiro desse ano parece que será novamente nivelado por baixo, e teremos times muito piores que nós pra cair antes. No entanto, se o Vasco continuar fazendo essa força pra ser ruim, não garanto nada.

/+/ Saudações Vascaínas /+/