Por Matheus Barbosa

Paraguaio, 1,88 m, 33 anos. Posição: volante. Ou seria meia atacante? Talvez agora vá até se tornar zagueiro.

juliodossantoshighs_1it95nnmt83rt168cjt6j4hion

Todos os vascaínos sabem que estou falando de Julio dos Santos. O jogador veio para o Vasco em 2015 cheio de promessas por ter sido artilheiro da Libertadores de 2014. Eu mesmo tinha a maior esperança nesse cara, e nos primeiros jogos cobrei que o Doriva desse mais oportunidades para ele como meia. No entanto, o tempo passou e, tanto eu quanto você, sabemos que Julio dos Santos não joga nada. Lento, não marca, não dá assistência, e, com certeza, não sabe chutar.

Mas, por incrível que pareça, nessa última semana percebi pela internet que ainda existem vascaínos que acreditam nesse jogador e o defendem com unhas e dentes. Alguns alegam a já famosa máxima de que ele foi artilheiro da Libertadores. Outros, que ele jogava de meia/atacante no Cerro Porteño e que no Vasco só o colocam para jogar de volante.

Então, baseado nisso, resolvi pegar os dados e desmentir todas essas falácias:

1 – Júlio dos Santos jogava de meia/atacante no Cerro Porteño?

Sim, ele jogava. Mas isso na sua primeira passagem, quando subiu para o profissional e ficou no clube entre 2001 em 2005. O jovem Julio dos Santos despontou no time paraguaio e marcou 28 gols em 91 jogos. Chegou a ser convocado pra seleção do Paraguai, o que atraiu os olhos do mercado europeu para o jogador, e logo foi comprado pelo Bayern de Munique em 2006.

julio-dos-santos-fc-bayern-munchen_ehfgctlrgxbk1jo3kjhlvi3pr

Lá, aos 22 anos, chegou com status de sucessor do grande volante alemão Michael Ballack, mas a realidade foi outra. Com apenas 5 jogos e nenhum gol, o jogador tinha grande concorrência e também não mostrava evolução nos treinamentos. A diretoria do Bayern, irritada com isso, saiu emprestando Júlio para Wolfsburg, Almería e Grêmio. Não fez nenhum gol sequer em nenhum desses times. Finalmente, o Bayern resolve se livrar do jogador vendendo-o para o Atlético-PR. Lá, jogou 21 partidas e fez 2 gols.

É aí que, após inúmeros fracassos na carreira, o jogador acerta sua volta para o Cerro Porteño em 2009. Nessa segunda passagem, passou a jogar recuado como primeiro volante pela primeira vez, já que o time tinha meias mais rápidos na frente. Se reencontrou no futebol jogando nessa posição, fazendo 31 gols em 171 partidas .

Então, sim, Julio já jogou de meia/atacante na carreira, mas na sua suposta “melhor fase”, quando foi artilheiro da Libertadores, ele estava jogando de volante.

2 – Júlio dos Santos foi artilheiro da Libertadores de 2014?

Sim. No entanto, quando lhe disseram isso, esqueceram de informar que ele foi artilheiro da Libertadores com míseros 5 gols, e, ainda por cima, empatando com o jogador Nicolás Oliveira, do Defensor Sporting.

Outra coisa que esqueceram de lhe dizer é como foram seus gols. Quando um jogador é artilheiro de um campeonato é porque ele é bem ofensivo e matador, certo? Bem, não no caso do Júlio. Vamos então destrinchar os gols dele:

No jogo Cerro Porteño x Lanús, Julio dos Santos marcou dois gols. No primeiro, a bola foi levantada na área, passa direto e vai no gol. O juiz viu desvio do Júlio dentro da área e deu o gol pra ele. No segundo, gol de penalti.

No primeiro jogo contra o O’Higgins, Júlio dos Santos marca um gol de cabeça após correr pra receber cruzamento. Acontece que Julio estava impedido, mas o gol, ainda assim, foi validado pelo juiz.

Os outros dois gols de Júlio dos Santos foram marcados, respectivamente, no segundo jogo contra o O’Higgins e na partida contra o Deportivo Cali: AMBOS de pênalti.

Sim, Júlio foi artilheiro da Libertadores de 2014 com 5 gols: 3 de pênalti, um que não foi dele e outro impedido.

Essa é a verdade sobre a falácia de que “o Julio era um jogador ofensivo no Cerro e não rende aqui no Vasco porque tá sendo escalado errado.” Não, não é por isso. Ele joga aqui na mesma posição em que estava jogando no Cerro. O problema dele é que ele é ruim mesmo.

Então, da próxima vez que você vir algum vascaíno usar esses argumentos pra defender o Julio dos Santos, mande pra ele o link desse post.

/+/ Saudações Vascaínas /+/