A segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2020 terminou e, cada vez mais, fica evidente que fazer o dever de casa, ou seja, ganhar 3 pontos como mandante, vai fazer a diferença ao longo do campeonato.
É claro que essa afirmativa sempre foi verdadeira, mas em um campeonato onde não sabemos quando teremos o retorno do público presente nas arquibancadas, a vitória em casa passa a ser fundamental, uma vez que há sempre a possibilidade de o jogo de volta ser realizado sob pressão.
Por outro lado, vencer fora de seus domínios, no início de um campeonato sem torcida, pode trazer muitos benefícios para a classificação final.
E nesses quesitos, o Vasco começou muito bem o campeonato. Mesmo sem atuações exuberantes, conquistou 100% dos pontos até aqui, em seus domínios, e já figura como 2º colocado, mesmo com um jogo a menos.
Se a vitória sobre o Sport-PE ainda deixou dúvidas, uma vez que se tratava de um adversário frágil, o qual, provavelmente, lutará pelas posições inferiores da tabela, a vitória de ontem sobre o São Paulo, adversário muito mais qualificado, demonstrou que o Vasco está bem mais competitivo e estável do que em outras ocasiões.
Muito embora ainda não tenha um plantel qualificado o suficiente para disputar títulos ou mesmo garantir que sua campanha no Campeonato Brasileiro será sem sofrimentos, o Vasco apresentou evoluções e até mesmo boas novidades.
O Vasco iniciou a partida errando repetidamente a saída de bola e parecia intimidado com a boa marcação são-paulina e as suas constantes trocas de posição. Aos poucos, entretanto, a equipe cruz-maltina foi “entrando” na partida, principalmente com a subida de rendimento do atacante Talles, que resolveu fazer algumas tentativas pela esquerda e deu preocupação ao veterano lateral Juan Fran.
O atacante Talles Magno, joia vascaína, ainda não fez uma excelente atuação, mas dessa vez ficou bem longe de ter jogado mal. Talles atuou com mais personalidade, o que estava faltando. E isso é muito bom. Partiu para cima em algumas raras jogadas e se antecipou bem na cabeçada de deu no primeiro tempo, muito bem defendida pelo arqueiro do São Paulo. Assim, ele mostrou uma reação com relação à partida contra o SPORT, principalmente na postura e na confiança. Mas sabemos que ele pode render muito mais e vai chegar lá.
Outro que fez ótima partida, mais uma vez, foi o Benitez, principalmente no primeiro tempo. No início do segundo, quando foi para a ponta, sumiu e precisou voltar a atuar mais livre pelo meio para crescer novamente, principalmente depois do primeiro gol.
No meio, Bruno Gomes entrou muito bem na marcação, mas precisa pensar mais um pouco para não ficar levando cartão amarelo logo que entra. O bom volante vascaíno entra muito pilhado e exagera muito nas faltas. Sua entrada supriu a fraca partida de Felipe Bastos e permitiu que Andrey crescesse na partida.
Na zaga, Castán e Graça estiveram muito bem, acertando os passes e colaborando com muitos desarmes. Já o lateral Tenório teve trabalho com o atacante Boia, mas também não foi mal. Assim como Henrique, que fez mais uma partida bem regular (acima de sua média).
A boa surpresa ficou com a entrada do recém contratado Neto Borges. O novo lateral esquerdo vindo da Europa mostrou ser rápido, inteligente e ofensivo. Pode ser importante ao longo do campeonato. Defendendo, em pouco tempo mostrou que sabe se posicionar e participou bastante e sem erros. Mas uma avaliação definitiva precisará vir com mais tempo de jogo.
Finalmente, o ataque vascaíno mostrou que possui um dos maiores artilheiros dessa temporada. German Cano virou referência e caiu nas graças da torcida e da imprensa. Será de grande valor para o Vasco, pois domina um fundamento há muito escasso no Vasco: Fazer Gols. O atacante é um matador, na melhor forma da palavra, e não precisa aparecer muito no jogo para se tornar fundamental para uma partida.
Melhores em campo: German Cano e Benitez
Piores em Campo: Gabriel Pec e Felipe Bastos
O Vasco de ontem não foi brilhante, mas foi regular e seguro, mostrando que há esperanças de um campeonato menos sofrido. Esperamos, agora, que o time aproveite as partidas fora de casa, ainda sem torcida, para surpreender seus adversários, arrancando pontos importantes para seu constante crescimento na tabela.
Saudações Vascaínas
SV Orlando, salve! isso aí.E ontem o Vascão foi pro topo, após derrotar o clube cearense por 3×0, ainda que provisoriamente (oxalá definitivo ,ao final do certame). Destaco agora o elenco cruzmaltino. Base forte = clube saudável (se bem gerido financeiramente) e vitorioso no campo. As 5 alterações são importantes, e acho que ontem especialmente foram cruciais para os 3×0 e mostrou que o Ramon tem o grupo na mão e sabe extrair o melhor do elenco. Torçamos pelo pleno êxito do nosso Vasco. OBS: parabéns ao CR VASCO DA GAMA, o maior do mundo. 122 anos de glórias e lutas. Parabéns a você Orlando e a todos os demais (brilhantes) colunistas deste espaço. SV.