O título da coluna pode levá-los a vários tipos de interpretação. Os vascaínos, JAMAIS torceriam por alguma derrota de seu amado clube, certo? Depende, pois tem muitos vascaínos que torceriam por uma derrota em caso de uma situação onde o rival fosse prejudicado. Por exemplo,  se o Vasco perdesse um jogo para rebaixar um rival direto. Todavia existem aqueles que não aceitariam uma “entregada” em qualquer situação, pois colocam o clube acima de tudo e de todos.

Imagem relacionada

Em 1992, aconteceu uma situação que envolveu os três clubes interessados no resultado de hoje. Na última rodada da fase final, Flamengo, São Paulo e Vasco lutavam pela vaga na grande decisão. Caso a partida do Maracanã terminasse empatada e o Vasco ganhasse, o time de São Januário iria enfrentar o Botafogo na final. Por isso, Bebeto, Edmundo e Bismarck marcaram 3 a 0 impiedosos na equipe comandada por Telê Santana. O time tricolor levou a campo Zetti, Raí, Müller, Ronaldão e Cafu, todos campeões com a Seleção na Copa do Mundo dos Estados Unidos, dois anos mais tarde.

No Maracanã, o Flamengo ganhava do Santos por 2 a 1 (com gols de Nélio e Bernardo, contra) e passava sufoco para garantir o placar positivo. No fim do jogo, o centroavante Gaúcho recebeu na entrada da área, tropeçou e mandou um bomba para o gol, garantindo o Flamengo na sua quinta final de Brasileiro. Em São Januário, a torcida gritava pedindo para que o Vasco entregasse o jogo. E o Vasco não entregou.

Hoje, o Vasco vai ao Morumbi enfrentar o São Paulo pela antepenúltima rodada do primeiro turno. Os dois times vivem momentos distintos no campeonato. Enquanto o Vasco briga para se afastar da zona perigosa, o São Paulo briga pelo título do campeonato ponto a ponto contra nosso rival. Uma vitória nossa seria importante para pontuarmos e consequentemente ficar longe do Z4, porém o jogo interessa ao rival, pois se vencermos, eles continuam na liderança do brasileirão. Uma vitória hoje no Morumbi seria improvável, haja vista o desempenho do time jogando fora de casa. Até agora não vencemos NENHUM jogo fora. Todos sabem da limitação da equipe e, principalmente de sua defesa. O cruzmaltino foi o time da série A que mais tomou gol no ano, só no brasileirão foram 23 até agora contra 20 pró. Não teremos Breno à disposição devido ao terceiro cartão amarelo. Qualquer resultado que não seja a derrota, é lucro. Teremos pela frente dois ex jogadores que tiveram sucesso envergando nossa armadura, Diego Souza e Nenê, jogadores de qualidade reconhecida. O Vasco no jogo de hoje é aquele cavalo azarão, se vencer, é zebra.

Uma coisa é certa, tem muitos vascaínos que não ficarão chateados com uma possível derrota no jogo de hoje, concordam?

(+) Saudações Vascaínas (+)