Talvez os vascaínos mais otimistas pudessem imaginar que, na 8ª rodada do campeonato brasileiro, estaríamos ocupando a 6ª colocação. Os mais conservadores e desconfiados, certamente não. Mas a 6ª colocação na competição é fato. Podemos terminar a rodada na 7ª colocação, caso o Cruzeiro vença o jogo contra o Grêmio hoje à noite. Além da manutenção da 6ª colocação, em caso de empate ou vitória do Grêmio, o Vasco será o único mandante a vencer na 8ª rodada do Brasileirão.
Para a maioria dos vascaínos, esse início está sendo além do esperado. Mas é preciso ter calma para analisar tudo da melhor forma. Apesar da colocação, o time ainda não alcançou a solidez necessária para se brigar por algo além do principal objetivo, que é a manutenção na Série A. A defesa levou 17 gols em 8 jogos, um número alto demais para quem quer buscar coisas grandes no campeonato. O único jogo em que a defesa não sofreu gols foi na vitória de sábado, contra o Avaí, time que tem o pior ataque da competição (3 gols em 8 jogos).
Olhar apenas para a colocação na tabela é um erro enorme. Aos poucos o time vem se mostrando um bom mandante, mas tem muitas dificuldades quando se apresenta longe de seus domínios. O ataque não funciona, marcou apenas um gol em quatro jogos fora, muito pouco. A opção por poupar Luís Fabiano nos jogos fora é correta, mas Milton Mendes precisa ter uma opção melhor do que as que apresentou até o momento. Se o ataque não funciona, a defesa deixa ainda mais a desejar. Dos 17 gols sofridos, 8 foram como visitante, quando o time atua mais fechado, buscando explorar os contra-ataques. Não se pode sofrer 8 gols, em 3 jogos, atuando fechado.
Hoje, acredito que o sistema defensivo seja o maior problema do time. Quando (e se) esse problema for solucionado, será mais fácil para Milton Mendes resolver os problemas ofensivos, principalmente quando atuamos fora de casa.
O vascaíno estar feliz e satisfeito com a colocação do time não é um pecado, mas não se deve deixar levar apenas por isso. O time ainda está em formação e o campeonato está apenas começando. As coisas vão ficar mais difíceis. Teremos sequências complicadas, sequências de jogos fora… Vale lembrar que dos 8 jogos, 5 foram em São Januário. É bom ter os pés no chão, ainda tem muita coisa para acontecer.
Deixe uma resposta