“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”. Essa frase é atribuída ao filósofo chinês Confúcio e serve como uma inspiração para aqueles que estão vivenciando um momento de dificuldade. O clube de Regatas Vasco da Gama vive há anos uma situação delicada. Já tratamos aqui neste espaço por diversas vezes, todavia assim como a vida, as vezes precisamos ajustar as velas e buscar um outro caminho.

Resultado de imagem para imagem do vasco da gama navegante

O nome Vasco da Gama foi dado ao clube em homenagem a um grande navegador português, um personagem acostumado durante sua trajetória a romper com adversidades, situações de perigo e o medo. Vasco da Gama no comando da nau capitânia, mais duas caravelas e uma tripulação de 200 homens, estabeleceu uma direção ao oeste com o intuito de chegar às Índias. Numa ousada e perigosa expedição, sua esquadra dobraria o Cabo da Boa Esperança para atingir as Índias em maio de 1498. Vasco, dobrou o Cabo da Boa Esperança e ancorou em Malindi, costa oriental da África. Com a ajuda de um mercador indiano, largou-se ao mar através do Oceano Índico. Bartolomeu Dias havia sido o primeiro a descobrir esse caminho, porém, devido às dificuldades encontradas para atravessar o tenebroso Cabo das Tormentas desistiu de prosseguir. Com a nova expedição determinada pelo rei, Vasco da Gama e suas três naus alcançam êxito em abrir caminho e estabelecer a “rota das especiarias”.

Mesmo em meio às tormentas, Vasco da Gama não temeu, simplesmente seguiu sua jornada. Essa bravura permitiu que seu nome fosse escrito na história! Assim como o navegador, o clube se encontra numa situação delicada na temporada, aliás, já alguns anos, entretanto se faz necessário ajustar as velas e reencontrar o caminho das vitórias.

O planejamento foi para o espaço (em mais uma temporada), então faz-se necessário modificar a rota e criar novos caminhos. Chegas às Índias (vitória) não será fácil, mas pra quem nasceu para contrariar a lógica, o mar bravio (fase difícil) não assustará.

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

(Fernando Pessoa)

(+) Saudações Vascaínas (+)