Todos os vascaínos tem a total ciência que precisamos de um zagueiro para jogar pelo lado direito. O atual ocupante da vaga, Werley, não inspira nenhuma confiança. Desde o início do ano se fala na contratação de um novo zagueiro, entretanto o clube não dispões de recursos para trazer alguém de peso. Especulou-se Dedé, mas, tudo não passou de um sonho, pois o zagueiro em nenhum momento se mostrou interessado em retornar ao Gigante, para piorar, passou por uma nova cirurgia. Pra muitos, não tem mais condições de jogar em alto nível. E o Breno? Há mais de dois anos em jogar, também não inspira confiança. Muita gente não acredita em sua recuperação.

Sobra então dentro do atual elenco o zagueiro Ricardo Graça, todavia algo depõe contra ele. Por ser canhoto, muitos acreditam que ele não pode jogar, haja vista que o outro zagueiro é o capitão Leandro Castan. Ricardo é zagueiro com boa mobilidade. Sua movimentação é interessante para um zagueiro, demonstrando boa aceleração em lances próximos à linha lateral e também na região central. Nos enfrentamentos 1×1 é um jogador de boa efetividade. Tem entendimento posicional, força e agilidade para mudar a direção do movimento conforme o do adversário. Com a bola nos pés, demonstra certa qualidade para um zagueiro. Normalmente aciona os companheiros através de passes curtos e quando é pressionado realiza razoáveis lançamentos de longa distância.

Missão cumprida de Ricardo Graça: Recuperação acelerada e invicto ...

Porém, precisa melhorar muito o posicionamento para interceptar bolas aéreas, e o trabalho com a perna direita, pois demonstra dificuldade. Mas a pergunta que não quer calar: Com esses predicados e alguns defeitos que podem ser corrigidos, ele não é titular só porque é canhoto? Essa pergunta foi feita ao novo treinador vascaíno Ramon ontem na live do Atenção Vascaínos, e o mesmo disse claramente que os dois (Ricardo e Castán) PODEM JOGAR JUNTOS, desde que se TREINE ISSO, ou seja, não é impossível jogarem juntos, todavia, precisa ser algo muito bem treinado.

Na atual situação, Ricardo precisa jogar. É unânime a opinião sobre Werley. O atual titular da zaga não pode jogar. Que no retorno das competições essa situação seja treinada e Ricardo consiga enfim a titularidade.

(+) Saudações Vascaínas (+)