Nos últimos meses, o Saudações Vascaínas e, particularmente, este humilde cronista, apresentaram inúmeras publicações de cunho pessimista (não seria realista?) sobre a situação do Vasco no Campeonato Brasileiro, considerando as suas possibilidades de rebaixamento à Série B, seja pela pontuação até então alcançada, seja pela pobre qualidade do futebol desempenhado, que não permitia acreditar na recuperação “matemática” da equipe cruz-maltina na competição nacional.
Eis que, faltando seis jogos para o término do Brasileirão, o Vasco soma 38 pontos, 4 acima do primeiro integrante do chamado “Z4”. Para os especialistas¹, o Gigante da Colina tem entre 11% e 15% de chances de ser rebaixado – mais duas ou três vitórias seriam suficientes para livrá-lo da “degola”.
Ótima notícia, dadas as circunstâncias.
Mas, na boa, e daí? Motivo para foguetório em São Januário, carreata pelas ruas do Rio de Janeiro? A permanência na Série A vai nos presentear com mais um troféu em nossa vasta Sala de conquistas históricas ou uma premiação fausta em reais?
Não, claro que não. Ao contrário: a atual situação é motivo de vergonha, lamento… e reflexão! Afinal, que Vasco queremos para 2019? Mais um elenco medíocre, contratações sem muito critério técnico, trocas frenéticas de treinadores, mal aproveitamento de jogadores da base e um time que se contenta em almejar o título estadual (nem isso tem conseguido!) e a permanência na elite nacional?
É preciso repensar o Vasco da Gama já, agora. Dentro e fora das quatro linhas. O clube precisa de planejamento financeiro e técnico. Precisa desenvolver melhor seu programa de sócios-torcedores, precisa melhorar seu departamento médico, precisa aperfeiçoar seu marketing esportivo. Precisa de transparência e simplicidade em seu processo eleitoral. Precisa de ousadia com responsabilidade.
Obviamente, há muito o que ser feito. Nós do Saudações Vascaínas, singelamente, apresentamos ontem a pedra fundamental dessa mudança aqui. É só uma ideia, só uma proposta, mas é talvez o começo de um novo Vasco.
Levantem-se, cruz-maltinos! Vamos fazer do Vasco não apenas o time, mas o Clube da Virada!
¹ Segundo os sites futdados.com e infobola.com.br., respectivamente
/+/ Saudações Vascaínas /+/
Perfeito! Ainda lerei a pedra de toque, e com a devida atenção. Vocês do daudacosa têm se mostrado como um sopro vivente! Parabéns. Com relação ao texto de meu dileto colunista…foi preciso uma vez mais. Além do sugerido, vou repetir nesta oportunidade o que tenho defendido há algum tempo. Uma espécie de loucura real, de um investimento Irresponsável, com aspas. Defendo um investimento pesado em um time com astros, mas eficiente. E melhor uns quatro reforços de peso, do que 30 pesadelos. E daí o mercado compra: se tivermos otimização do marketing, atraindo patrocinadores de relevo, com direção transparente e posterior redução de custos e equilíbrio financeiro. É o ciclo Virtuoso, pois quem dúvida da marca com a história mais linda do futebol brasileiro, com a devida oxigenação do nome do Gigante na Europa etc. Agora é hora de ser corajoso, e jamais deixar de o ser!
Desculpe o erro de digitação no meu comentário. E saudações etc. Mas dêem este desconto. Um abraço. Parabéns ao saudações,..e sempre ao colunista Mauro.
Muito boa a crônica de 06/11. Compartilhei.