Nos últimos meses, o Saudações Vascaínas e, particularmente, este humilde cronista, apresentaram inúmeras publicações de cunho pessimista (não seria realista?) sobre a situação do Vasco no Campeonato Brasileiro, considerando as suas possibilidades de rebaixamento à Série B, seja pela pontuação até então alcançada, seja pela pobre qualidade do futebol desempenhado, que não permitia acreditar na recuperação “matemática” da equipe cruz-maltina na competição nacional.

Eis que, faltando seis jogos para o término do Brasileirão, o Vasco soma 38 pontos, 4 acima do primeiro integrante do chamado “Z4”. Para os especialistas¹, o Gigante da Colina tem entre 11% e 15% de chances de ser rebaixado – mais duas ou três vitórias seriam suficientes para livrá-lo da “degola”.

Ótima notícia, dadas as circunstâncias.

Mas, na boa, e daí? Motivo para foguetório em São Januário, carreata pelas ruas do Rio de Janeiro? A permanência na Série A vai nos presentear com mais um troféu em nossa vasta Sala de conquistas históricas ou uma premiação fausta em reais?

Não, claro que não. Ao contrário: a atual situação é motivo de vergonha, lamento… e reflexão! Afinal, que Vasco queremos para 2019? Mais um elenco medíocre, contratações sem muito critério técnico, trocas frenéticas de treinadores, mal aproveitamento de jogadores da base e um time que se contenta em almejar o título estadual (nem isso tem conseguido!) e a permanência na elite nacional?

É preciso repensar o Vasco da Gama já, agora. Dentro e fora das quatro linhas. O clube precisa de planejamento financeiro e técnico. Precisa desenvolver melhor seu programa de sócios-torcedores, precisa melhorar seu departamento médico, precisa aperfeiçoar seu marketing esportivo. Precisa de transparência e simplicidade em seu processo eleitoral. Precisa de ousadia com responsabilidade.

Obviamente, há muito o que ser feito. Nós do Saudações Vascaínas, singelamente, apresentamos ontem a pedra fundamental dessa mudança aqui. É só uma ideia, só uma proposta, mas é talvez o começo de um novo Vasco.

Levantem-se, cruz-maltinos! Vamos fazer do Vasco não apenas o time, mas o Clube da Virada!

 

¹ Segundo os sites futdados.com e infobola.com.br., respectivamente

/+/ Saudações Vascaínas /+/