LF1.jpg

Artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, com 5 gols marcados, Luís Fabiano vive bom momento com a camisa cruzmaltina. Após um Carioca nada animador, quando marcou apenas um gol, o atacante começou a despachar a desconfiança que havia por parte da torcida.

Luís Fabiano se tornou o jogador mais importante do elenco, não apenas pelos gols marcados, mas pelas boas atuações que vem tendo. A parte física evoluiu, o que foi preponderante para a evolução técnica.

Por ser um atleta de 36 anos e que tem histórico de lesões, o técnico Milton Mendes iniciou um planejamento para contar com Luís Fabiano apenas nos jogos realizados no Rio de Janeiro, poupando o atacante dos desgastes das viagens e do calendário apertado. Esse é um ponto positivo, pois, historicamente, o jogador costuma trazer pontos preciosos para as equipes que defende, jogando em seu território.

O único problema disso é que Milton Mendes ainda não encontrou a melhor maneira para atuar sem o centroavante. Nas três ocasiões em que Luís Fabiano não jogou, o time foi derrotado em todas e marcou apenas um gol. A escalação de jogadores de velocidade não deu certo, tão pouco Nenê como falso 9. Em todas as oportunidades, a equipe não tinha quem segurasse a bola no campo de ataque e sofreu para criar pouquíssimas chances de gol.

Para o confronto do próximo domingo, contra o Coritiba, Luís Fabiano está suspenso. A tentativa da vez, ao que tudo indica, será a entrada de Thalles. Milton Mendes ainda não havia utilizado essa alternativa. A boa notícia é que, provavelmente, o esquema das últimas partidas será mantido. A notícia negativa fica por parte do histórico recente de Thalles. O jogador vive acima do peso e tendo problemas extra campo. Além disso, não convence dentro das quatro linhas há muito tempo.

O Vasco vem sendo um mandante eficiente, mas para fazer uma campanha mais tranquila, será necessário também vencer jogos fora de casa. O time ainda não encontrou esse equilíbrio. As deficiências defensivas e a ausência de Luís Fabiano pesaram bastante para isso.

Será que existe vida sem Luís Fabiano? Até o momento, não. Domingo, teremos mais um capítulo dessa novela, que muitos acreditam já saber o final, mas o futebol nos permite crer em uma surpresa, por mais que ela pareça improvável.

/+/ Saudações Vascaínas/+/