A noite desse domingo se tornou amarga para o torcedor vascaíno, após termos iniciado a sequência de 4 partidas dificílimas no Campeonato Brasileiro, com uma derrota contundente perante o líder do campeonato, Atlético-MG.

A equipe de São Januário sucumbiu ainda no primeiro tempo. E, mesmo a inteligente jogada de Benitez, que fez leitura perfeita de um possível erro do zagueiro Rever, após cobrança de lateral, para concluir com uma linda bicicleta e abrir o placar, não foi suficiente para compensar a péssima atuação coletiva da equipe.

Pressionado para barrar Pikachu e Felipe Bastos, o técnico RAMON se perdeu na escalação, demonstrando que possui apenas UM esquema de jogo e que tenta impô-lo, a qualquer custo, para os jogadores que tem à disposição, esquecendo suas características nativas.

Ramon, lembrando Milton Mendes em 2017, incorporou o famoso personagem do “Professor Pardal” e armou um Vasco desestruturado, desarticulado, cheio de buracos e apavorado com a marcação do adversário.

Ramon, claramente não fez o dever de casa. Não estudou com antecedência a equipe adversária e ainda montou uma equipe cheia de improvisações. O Vasco de ontem foi a campo com um lateral que é zagueiro, um zagueiro direito que é canhoto e zagueiro esquerdo, um primeiro volante que é segundo e um segundo volante que é meia. Não bastasse as improvisações, esqueceu de prender os laterais adversários, permitindo que, atuando quase como meias, dominassem o meio de campo, não deixando nenhuma possibilidade de reação da equipe cruzmantina.

O Vasco, então, se expôs infantilmente, achando que poderia jogar de igual para igual contra um adversário rápido, poderoso, com preparação física superior e um técnico altamente qualificado. E o placar de 4×1 ficou barato, tal a diferença de volume entre as equipes.

O Vasco volta a campo nessa quarta-feira contra o Bahia, mais um adversário que joga, em seus domínios, com intensidade igual a usada pelo Atlético-MG ontem. Mais ainda, tem sido um adversário duro ultimamente para o Vasco. Além disso, Ramon não poderá contar com Andrey e Benitez suspensos.

Benitez, mais uma vez, foi um dos únicos que se salvaram na partida de ontem. Por outro lado, Carlinhos, atuando como segundo volante, não se encontrou em campo e ainda contribuiu diretamente em um dos gols do adversário, ao recuar uma bola displicentemente para a área. Foi sacado ainda no primeiro tempo para a entrada de Marcos Jr.

Agora é esperar que Ramon desincorpore de seu novo personagem e monte um esquema que aproveite o melhor de cada atleta, onde o básico sobressaia, ao invés de forçar um esquema previsível e inútil, com jogadores improvisados.

Saudações Vascaínas