A contratação do goleiro Fernando Miguel foi noticiada na semana passada. Na tarde de ontem o goleiro foi apresentado em São Januário. Fernando Miguel chega para ser substituto de Martin Silva enquanto o uruguaio estiver com a Seleção Uruguaia na disputa da Copa do Mundo. O goleiro assinou vínculo com o Cruz-maltino até o fim de 2019.

Como já mencionado aqui, Martin Silva é titular da meta Cruz-maltina há quatro anos e nunca teve um substituto confiável. Daí a necessidade de um projeto para ter um substituto à altura, ainda que não estejam pensando em longo prazo, o pensamento em curto prazo serve como plano emergencial. Afinal de contas, não se pensa em longo prazo contratando um goleiro de 33 anos para substituir um de 35. Somente esse ano esse assunto foi posto em discussão, a diretoria achava viável a contratação de um goleiro e a comissão técnica preferia apostar em Gabriel Félix. Parece que a diretoria venceu essa queda de braço.

Fernando Miguel1

Antes de contratar Fernando Miguel, o Vasco já havia solicitado o retorno de Jordi, conforme noticiamos aqui. Mas ainda assim a diretoria viu a necessidade de contratar um goleiro mais experiente.

A questão é, será que Fernando Miguel é o nome ideal para substituir Martin Silva? Em sua carreira profissional, o Vasco é primeiro clube grande do goleiro. Esteve no Vitória entre 2013 e 2018. Ano passado viu sua titularidade ir embora para o jovem Caíque.

Será que estamos contratando um goleiro decadente para ser o substituto do nosso titular? Nosso titular que vive seu pior momento desde que chegou ao Vasco. É duro para a maioria admitir, mas Martin Silva atravessa uma fase ruim. Não é o principal problema da equipe, é mal protegido por um sistema defensivo muito frágil, mas vem cometendo falhas individuais. Talvez o período fora ajude o uruguaio a recuperar as boas atuações de outrora.

A dúvida maior é se um goleiro de 33 anos que jamais atuou profissionalmente em um clube grande é o substituto ideal para o nosso titular. Só saberemos quando Martin se apresentar a Seleção Uruguaia.

No mais, só podemos desejar boa sorte a Fernando Miguel e torcer para que tenha um bom desempenho.

/+/Saudações Vascaínas/+/