Hoje é o autêntico feriado de Carnaval, conhecido como “a Terça-feira Gorda”. Para o Cristianismo, esta data representa a véspera do início do jejum de carne e de festas, que se inicia com a Quarta-feira de Cinzas e vai até a Semana Santa – a Quaresma.

Há muito tempo o Vasco não chegava a esta época do ano com tanta “gordura” acumulada! Campeão da Taça Guanabara, invicto no Campeonato Estadual e classificado para a terceira fase da Copa do Brasil. Mais do que resultados, o time, mesmo sem grandes alegorias e adereços, vai fazendo até aqui um desfile técnico de bom futebol.

Nesta temporada, o “carnavalesco” Alberto Valentim parece ter escolhido um enredo mais sóbrio, sem “fantasias” no esquema tático; com simplicidade, o conjunto vascaíno vai mostrando boa evolução jogo a jogo.

A harmonia ainda precisa de ajustes: alguns jogadores estão aquém da forma física ideal, permitindo que se formem “buracos” entre as alas da equipe. Neste aspecto, o meio-campo, que é a “bateria” do time, necessita de mais ensaio até atingir o ritmo ideal e a defesa só deve buscar o recuo no momento certo, pra não atravessar o samba!

De resto, merecem nota 10 até aqui o desempenho do nosso Mestre-Sala Fernando Miguel – porque vem mostrando segurança jogo a jogo – e a nossa torcida, Porta-Bandeira do nosso Clube e que nos dignifica com a alegria de cantar de cor o Samba-Enredo:

“Tua estrela, no Céu a brilhar…”

Posso parecer muito otimista; afinal, estamos apenas na “concentração” da temporada. Mas acho que o Vasco pode cruzar a “Avenida” com dignidade e, quem sabe?, sorrir ao final da apuração.

Sabe por que acredito? Ora, “sou Vasco da Gama, meu bem, campeão de terra e mar”!

 

/+/ Saudações Vascaínas /+/