Habemus é uma expressão latina que tradicionalmente é utilizada para apresentação de um novo Papa (líder supremo da Igreja de Roma), Utilizo o termo para escrever sobre o nosso novo papa (treinador) anunciado, Ramon Menezes. Ramon como jogador, dispensa apresentações, pois jogou muita bola e foi muito vitorioso (principalmente no Vasco) durante sua carreira.

Junto com o anúncio de Ramon, foi anunciado um outro velho conhecido da torcida vascaína, o ex treinador Antônio Lopes. Lopes chega para ocupar o cargo de coordenador técnico, cargo esse que exerceu na seleção (pentacampeã) e em alguns clubes, como Athético e Botafogo. No Figueirense, foi diretor de futebol.

Ramon é o novo técnico do Vasco, e Antônio Lopes assume cargo de ...

Muitos torcedores nas redes sociais contestaram a escolha dos dois, principalmente de Ramon para treinar a equipe. Esses torcedores gostariam de um técnico mais “rodado” pra dirigir o clube. Ramon, que já era funcionário, recebe uma grande chance para mostrar todo o seu potencial num clube que vive uma situação financeira caótica. Talvez, tenha sido a melhor opção no momento. Vou colocar alguns pontos que entendo ser interessante para apoiar a decisão da diretoria em efetivá-lo.

1º O Vasco precisava de um treinador que conhecesse o clube, pois não podemos mais errar. Trazer alguém que não conheça o Vasco e sua problemática interna poderia causar um estrago absurdo, vide Abel;

2º O Vasco NÃO tem condições de investir num treinado de ponta! Não adianta trazer um medalhão e não ter como pagar. A torcida precisa entender definitivamente isso. E digo mais, as opções do mercado eram ruins. Pra apostar,  a melhor decisão era essa;

3º Ramon sabe trabalhar o campo. Pelas informações que temos, o nosso treinador (ex auxiliar) tem boa capacidade para fazer trabalhos técnicos no campo. Quem via o Vasco de Abel, sentia que tudo era feito, menos o trabalho tático. O time era uma bagunça e não apresentava nada de novo. Sem variações e jogadas ensaiadas. Acredito que Ramon conseguirá organizar essa equipe e tirará o melhor dela.

De fato, a carreira como treinador ainda está engatinhando. Como vocês podem ver abaixo, a PRIMEIRA grande chance será no Vasco.

Clubes como treinador:

2013 a 2015 – Joinville-SC (auxiliar)
2015 – Evangélica-GO
2016 – Anápolis-GO
2016 – Guarani-MG
2016 – Joinville-SC
2017 – Anápolis-GO
2018 – Tombense-MG
2019 a 2020 – VASCO (auxiliar)
2020 – VASCO

Vamos dar um voto de confiança a essa dupla Ramon-Lopes, pois são caras que tem raízes vascaínas e estão MOTIVADOS para esse desafio. Ramon pelo seu perfil no twitter esbanjou felicidade e satisfação ao receber essa oportunidade. Todos nós em nossas vidas procuramos uma oportunidade. Chegou a hora dele, vamos abraçá-lo. Como foi um grande jogador, tenho certeza que terá o respeito dos jogadores e conseguirá melhores resultados do que o ex treinador que naufragava… ops… dirigia a equipe.

Boa sorte ao Ramon nessa jornada!

(+) Saudações Vascaínas (+)