Por Rodrigo Machado

Após um mês sem vencer (a última vitória havia sido contra a Portuguesa, 1×0, no dia 18/02), o Vasco, enfim, reencontrou o caminho da vitória. Três empates, duas derrotas e duas eliminações assolaram o Cruzmaltino nesse período. Ontem, o jejum se encerrou, e foi um feito importante. O treinador Milton Mendes, carinhosamente apelidado de MM, fez sua estreia no comando técnico.

Não foi dos jogos mais tranquilos, nem dos melhores de se ver, mas que teve sua utilidade para um início de trabalho. Vasco precisava vencer para manter as chances de classificação para as semifinais do Carioca, para o trabalho de Milton Mendes começar mais tranquilo e dar uma aliviada na crise.

O resultado da saída de Cristóvão aparece já contra o Botafogo, quando o time já se mostrava mais disposto, ainda desorganizado, mas querendo mais. Ontem, foi nesse mesmo nível. Pôde-se ver uma pequena evolução de posicionamento e estrutura da equipe. Bem pouca, mas perceptível. A escalação de Pikachu, de forma surpresa, trouxe bons frutos. Além do gol que fez, na base do oportunismo, o jogador criou alguns outros lances interessantes pelos lados. É um atleta interessante, que precisa ser mais utilizado. Isso é inegável.

Pikachu foi uma boa aposta, mas Andrezinho não. Foi escalado aberto pelo lado esquerdo sem ter velocidade para isso. Não conseguiu criar nenhuma situação, errou passes demais e estava perdido. Mas não podemos criticar Milton Mendes por isso. Além de ainda estar em fase de experimentos, ele não tinha muitas opções disponíveis. A dupla de zaga não levou gols novamente, deu pequenos sustos, mas não comprometeram. Não é a zaga ideal, mas estão procurando fazer o melhor que podem. Luís Fabiano lutou muito, mostrou evolução, esteve mais perto de marcar seu primeiro gol com a camisa do Vasco, mas ainda não foi dessa vez. Ele ainda precisa de tempo para se readaptar. Quem sabe o gol não sai domingo?

Em pelo menos dois momentos tivemos jogadas ensaiadas, e das boas! O que Cristóvão Borges não conseguiu fazer em quase quatro meses, Milton Mendes conseguiu fazer em dois dias. Obviamente, é muito cedo para tirar qualquer conclusão sobre o trabalho de Milton à frente do Vasco. Foram apenas dois dias de treinamento, mas existe uma boa expectativa.

A vitória trouxe um pequeno alívio para o elenco e para a torcida. Foi o cartão de visita de Milton Mendes. Não vimos mudanças exorbitantes, mas o mais importante aconteceu.

Não há o que comemorar. Domingo já teremos outro desafio, e bem complicado. Clássico dos Milhões. Uma vitória seria muito importante! Será um jogo muito difícil, mas estamos acostumados. Se não for difícil, não é Vasco. Vamos pra cima deles!

/+/Saudações Vascaínas/+/