Estamos em mais uma final. Será a nossa quarta decisão em 2019, nas 4 oportunidades que tivemos: Copinha, Taças Guanabara e Rio e, agora, final do Estadual.

Pelos resultados, não tem como não ficar satisfeito, claro. Isso sem falar que estamos a um empate da quarta fase da Copa do Brasil.

Comparando o cenário atual com o do ano passado, evoluímos. Temos um goleiro mais confiante (e confiável), uma defesa muito mais sólida, laterais que sabem apoiar e uma garotada que nos enche de esperança.

Que tal?

Pra mim, é pouco. Muito pouco. Nem vou entrar em detalhes de ordem disciplinar ou política (salários atrasados, greve, brigas, afastamentos etc.). Falo de futebol.

Futebol não é só toque de bola pro lado, esperando o adversário dar espaços. Futebol não é só comemorar vitórias efêmeras. Futebol não é só “grupo fechado”.

Futebol é jogar bola. Diria um certo “pofexô”: “futebol é lúdico”! É arriscar – até como o time fez um pouco no segundo tempo de hoje, sem medo de ser feliz.

É claro que o time do Vasco é limitado tecnicamente, que Valentim não é nenhum gênio das ideias táticas, mas, na boa, eu queria ver um Vasco mais Vasco, mais corajoso, mais alerta nos 90 minutos de jogo – e nos acréscimos, claro.

Quarta-feira teremos um jogo difícil e decisivo para nossa temporada. Domingo teremos uma final contra nosso maior rival, que entra como favorito. Obviamente, os resultados serão fundamentais. Mas eu queria que o Vasco jogasse com uma certa “displicência” tática, com um “desrespeito respeitoso” aos adversários.

“Ah, mas assim o Vasco vai perder”, dirão alguns. Pode até ser que sim. Mas eu acho que, se essa mudança de comportamento do time em campo acontecesse, a gente iria acabar ganhando. De um jeito ou de outro.

 

P. S.: sinceramente, não vejo relação entre a atuação do time hoje e a polêmica envolvendo o Thiago Galhardo. O Vasco jogou da mesma forma como vinha jogando antes. Alguns comportamentos pontuais podem ter influenciado positiva ou negativamente, tudo bem. Mas acho que o desempenho do time apenas evidenciou as suas qualidades e os seus defeitos já exibidos antes.

/+/ Saudações Vascaínas /+/