Hoje, pela 31º rodada do campeonato brasileiro, o Vasco recebe o Internacional. É um jogo de extrema importância pra nós, pois com a vitória do Ceará em cima do Cruzeiro em pleno Mineirão, o cruzmaltino está somente a um ponto da zona de rebaixamento. O jogo ganha ares dramáticos devido ao mau momento esportivo e político que vive o Vasco. Para essa partida, o treinador Alberto Valentim terá a volta de Luiz Gustavo e Andrey que estavam suspensos, em contrapartida, Bruno Ritter e Pikachu são dúvida. O primeiro sofreu uma torção no jogo contra o Sport, já o segundo teve uma concussão cerebral devido a uma pancada na cabeça. Valentim disse em entrevista que esperará pelos dois, talvez Pikachu seja relacionado, pelo menos essa é a expectativa.

Sobre o péssimo aproveitamento sob seu comando, Valentim disse:  “Os números são muito baixos em relação ao que eu tinha de ideia. Para os jogadores, diretoria, torcida… Precisamos da vitória neste jogo a qualquer custo, mas temos que entender isso. A qualquer custo porque precisamos muito”. Como foi bem lembrado pelo nosso colaborador e colunista Orlando Donin, o Vasco sob o comando do treinador só obteve dez pontos em 33 disputados. Uma média pífia e bastante preocupante.

O Vasco nos próximos jogos, enfrentará quatro dos cincos primeiros colocados do brasileiro, uma situação bastante preocupante, pois não conseguimos vencer Paraná e Sport, imagine vencer times mais qualificados? Vai ter que ser na raça e na garra! A esperança da torcida reside em jogar em São Januário, pois até agora temos 72,2% de aproveitamento na colina.

O grande mistério pra hoje gira em torno da escalação. Valentim garantiu que Martín Silva retorna ao gol. Todavia quem jogará no ataque junto à Maxi se Pikachu não puder? Será mantido o esquema com três volantes mais Fabrício no meio? Giovanni Augusto está suspenso e Thiago Galhardo vem sendo preterido por Valentim.

O Vasco deve ir a campo com: Martín Silva, Luiz Gustavo, Werley, Leandro Castán, Ramon, Desabato (Bruno Ritter), Andrey, Willian Maranhão, Fabrício, Andrés Rios (Pikachu) e Maxí Lopez.

O jogo será dificílimo, pois o time do Internacional é organizado, forte fisicamente, possui bons valores individuais e briga pelo título. E para piorar, o Inter é um dos times que mais venceu fora nesse campeonato.

Havia um tempo, nem tão distante, que jogar em São Januário era sinônimo de pesadelo para os adversários do Vasco. Com a época de “vacas magras” do cruzmaltino, quando o clube passou a conviver com uma rotina bem diferente de outrora, onde ganhava praticamente tudo, esta realidade mudou, e então os outros times chegavam à casa vascaína para lá de destemidos, dispostos a conseguir um bom resultado sem qualquer cerimônia.

Precisaremos valer essa mística de São januário no jogo de hoje, que esses jogadores coloquem o coração na ponta da chuteira e conquistem esses valiosíssimos três pontos. Lugar de vascaíno é em São Januário!

(+) Saudações Vascaínas (+)