Alternando longos períodos entre uma partida e outra, o atacante Luís Fabiano fez sua última partida com a camisa do Vasco no dia 05/11, no empate de 1×1 contra o Vitória. Na ocasião, o atacante não jogava havia três meses e teve um retorno esquecível. Jogou apenas o primeiro tempo, não criou nenhuma jogada e ainda foi advertido com cartão amarelo.

Poucos dias depois de retornar após três meses parado, foi diagnosticada com outra lesão e ficou de fora do jogo contra o São Paulo, no dia 12/11.

Na última segunda-feira (20/11) a diretoria sacramentou que o atacante não atuará mais pelo Vasco em 2017, mas descartou que ele irá se aposentar, até mesmo porque o próprio jogador já avisou que não deseja parar por baixo.

O grande X da questão é que Luís Fabiano vem sofrendo graves problemas físicos há, pelo menos, quatro anos. A quantidade de jogos disputados por ele nos últimos anos. Em sua última passagem pelo São Paulo, o atleta era constantemente poupado em jogos disputados longe do Morumbi. Sua última temporada disputada antes de acertar com o Vasco foi na segunda divisão chinesa, onde o futebol disputado não exige tanto fisicamente do atleta, até por conta do calendário ter bem menos jogos e competições do que o brasileiro.

Apesar de muitos vascaínos terem mostrado bastante euforia quando Luís Fabiano acertou, havia outro grupo que olhava a contratação do atacante com certa suspeita. Não pela parte técnica, mas sim pelos problemas físicos apresentados pelo atleta em um passado recente. Fora a idade avançada, jogadores acima dos 35 anos têm bem mais facilidades de sofrerem problemas físicos. A desconfiança desse segundo grupo foi confirmada. Luís Fabiano pouco atuou pelo cruz-maltino em 2017.

A diretoria acredita que o atacante irá seguir na Colina em 2018, porém o atleta ainda não confirmou. Luís Fabiano foi se tratar em São Paulo e alguns jornalistas noticiaram que a aposentadoria está sendo avaliada com a família. Será que procede? Ainda não sabemos. Isso seria bom pro Vasco? Acredito que sim. Luís Fabiano possui contrato até o fim de 2018 com o Vasco. Baseado no seu histórico recente, a probabilidade de ele atuar em pelo menos 70% dos jogos da temporada é quase inexistente. A idade avançada é outro fator que pode contribuir para que as lesões sigam atrapalhando o atleta e o clube.

O atleta declarou em entrevista que incomoda o fato de questionarem seu caráter por conta das ausências nos jogos. Isso é algo em que realmente não acredito que seja mau-caratismo. É que, infelizmente, ele já chegou ao Vasco com problemas que o acompanham há anos.

Luís Fabiano até teve sua importância nos primeiros jogos do Campeonato Brasileiro. Os 5 gols marcados contra Fluminense, Sport, Bahia e Corinthians, renderam 9 pontos ao Gigante da Colina. Uma pena que sua condição física atrapalhou os rumos dele e do Vasco.

Reconheço sua qualidade e sua importância em determinado momento, mas hoje, acredito que o ideal seja cada um seguir seu caminho.

/+/Saudações Vascaínas/+/