O título da coluna parece uma provocação em forma de pergunta, mas o objetivo é levar-nos a uma reflexão ao nosso momento no campeonato brasileiro e a atuação de nossos jogadores, especificamente Luiz Gustavo. Muitos logo de cara, não concordarão em apontar Luiz Gustavo como nosso melhor jogador, haja vista as boas atuações de Maxi López, todavia apontarei alguns aspectos que precisam ser levados em consideração ante as últimas atuações da equipe.
Luiz Gustavo tem alguns defeitos. Peca por vezes no posicionamento, nas saídas de bola e principalmente, em lances cruciais que na maioria das vezes, resultam em gols. Entretanto tem sido um jogador importantíssimo no que tange a entrega e disposição (algo que vem faltando a maioria). Não sabemos até que ponto os problemas políticos e os atrasos salariais estão interferindo no desempenho da equipe, mas é notório a má vontade de alguns jogadores em campo. Enquanto isso, Luiz Gustavo parece correr por todos respeitando a torcida e o clube conforme manda o figurino.
É estabanado em alguns lances, todavia esbanja vontade, raça e tesão, elementos importantes para o êxito num futebol nivelado por baixo. Esse campeonato brasileiro já nos mostrou que esquipes organizadas (no mínimo) e voluntariosas, ganham pontos de times superiores tecnicamente. Uma parte da torcida acredita que Luiz poderia jogar como primeiro volante num esquema 4-4-2 ou até mesmo de líbero num esquema de três zagueiros (3-5-2), pois como antecipa bem as jogadas e tem recuperação, poderia ser um elemento importante atuando mais à frente, haja vista fraqueza e lentidão de nossos volantes.
Nessa semana, passou despercebido por boa parte da torcida uma declaração de Luiz Gustavo em uma rede social, enaltecendo o privilégio de estar num clube GIGANTE como o Vasco, Disse Luiz:
-Substitua a reclamação pela gratidão. Obrigado Deus pela oportunidade e privilégio de estar nesse imenso clube. ?? #Vasco #God #ThanksGod #Gratitude #StayStrong #Privileged #LG13
Fiz questão de colar na íntegra a declaração do jogador, pois me pareceu um recado direto para os insatisfeitos que não estão nem aí para o clube e quiça, sua torcida. Luiz Gustavo não se esconde em departamento médico e muito menos forja cartões para não jogar. Muitos torcedores chegaram a compará-o ao ex zagueiro italiano Fábio Canavarro, pela altura e recuperação nas jogadas, outros, mais críticos, ao ex zagueiro vascaíno Jorge Luís, aquele das trapalhadas da primeira queda.
Observa-se, porém, que Luiz Gustavo parece uma criança que ganhou um brinquedo valioso e está curtindo cada momento com ele. Merece nossos préstimos e apoio, pois não se esconde jamais. Sem sombra de dúvidas, o time do Vasco HOJE é ele, Max e mais nove!
Dia 12 de Outubro é comemorado o dia das crianças, e a partir desta data desejamos que as próximas gerações de vascaínos possam voltar a sorrir e ver jogadores com a vontade, raça e comprometimento de Luiz Gustavo.
(+) Saudações Vascaínas (+)
Deixe uma resposta