Por Rodrigo Machado

EE

A faxina no elenco cruzmaltino começou no fim do ano passado, após o termino da Série B. Jogadores como Diguinho, Júlio César e Jorge Henrique, que tiveram seus contratos renovados em 2016, foram os primeiros a serem afastados (baita planejamento, hein!). Esse processo se estendeu até os primeiros meses de 2017. Após a péssima participação na Flórida Cup e o início catastrófico no Estadual, o elenco começou a receber reforços e mais alguns jogadores foram afastados, caso de Madson, que passou de titular absoluto ao grupo de jogadores que treinam em separado.

As novas caras para a barca, ao que tudo indica, são os atacantes Éder Luís e Ederson. O primeiro iniciou a temporada como titular, mas perdeu espaço junto com Madson. Ederson também foi pouco utilizado e não chegou a sentir o gosto da titularidade esse ano.

Éder Luís teve sua importância para o Vasco de 2010 a 2012 e acredito que o ciclo deveria ter sido rompido ali. Foi emprestado em 2013, retornando em 2015 já sem condições. O Vasco fez a besteira de renovar contrato com um jogador que não conseguia apresentar 50% do que podia antes. Obrigado pelos serviços prestados, mas não dá mais.

Éderson poderia ter tido mais chances. Não é nenhuma sumidade, mas se um atacante jovem e completamente acima do peso vive tendo oportunidades, por que ele não? O contrato vence no fim do próximo mês e o jogador já foi liberado para procurar outro clube.

Junto a esses dois, outro que também deve estar integrando a barca é o zagueiro Rodrigo, notícia já publicada aqui e em diversos sites.

O elenco vai sendo cada vez mais enxuto. Se procurar bem, tem mais gente pra sair. Mas não esqueçamos: precisamos de reforços! Ao que tudo indica, somente dois nomes devem chegar: o zagueiro Anderson Martins e o meio de campo Bruno Paulista, ambos já acertados com o Vasco, mas que precisam resolver situações contratuais com seus atuais clubes. Vamos torcer para que a situação dos dois se resolva o quanto antes.

 

PS 1: Passarinho me contou que não contaremos com outro zagueiro além de Anderson Martins. Portanto, enquanto Anderson não voltar a treinar ou a ter tempo de bola, preparem-se para confiar nos zagueiros Jomar e Rafael Marques. E, no máximo, Ricardo Graça. Meu coração já dói.

PS2: Esse passarinho também contou que o elenco ficou aliviado com a saída de Rodrigo, considerado chato até pelos companheiros.

PS3: Uma das revelações da base estava muito insatisfeita com seu agente, que trouxe diversos jogadores para a mesma posição que ele, e ameaçava sair do Vasco. Parece que a situação foi resolvida, dado que o garoto foi integrado à equipe principal novamente.

PS4: O Vasco vendeu cerca de 25% de Matheus Índio ao Estoril de Portugal e embolsou cerca de R$ 1 milhão. O time da colina ainda mantém 30% do passe. Dizem que o Estoril irá vendê-lo em breve por um preço mais atrativo. Boa jogada? A saber.

/+/ Saudações Vascaínas /+/