Por Guto Correia

martin

Após perdermos a referência da defesa neste ano, boatos voltam a surgir sobre uma investida do tricolor paulista para adquirir Martín Silva. Resta saber: perder o nosso goleiro seria tão ruim assim?

Neste ano, o Vasco contava com uma base, formada em 2015, para, junto com os recém chegados, levar o time a Libertadores (conforme prometido pelo Presidente Eurico Miranda). A base era composta pelo goleiro Martín Silva, o zagueiro Luan e o meia Nenê. Como todos já sabem, o nosso defensor-xodó foi vendido ao Palmeiras, por uma bagatela de R$10 milhões. Agora, contamos apenas com 3 jogadores para a posição: Rodrigo, Rafael Marques e Jomar. Isso sem contar com o egresso do time de juniores, Ricardo Graça.

Ontem, às vésperas do clássico contra o Flamengo, a imprensa começou a circular que o São Paulo estaria em busca de um goleiro para assumir, de vez, a titularidade. Um dos mais cotados para defender a meta tricolor seria justamente o uruguaio. Reserva da seleção celeste e titular absoluto da equipe vascaína, o homem de gelo (apelido que recebeu por ter uma frieza inabalável) garantiu diversos resultados para o Gigante da Colina.

Resta saber se um jogador com 34 anos, com perspectiva de mais 3 anos jogando em alto nível, deve ser mantido no time em detrimento de uma oferta interessante. Vale um investimento no mercado para trazermos um goleiro bom, de um time de menor expressão para substituí-lo, ou a manutenção do arqueiro uruguaio é mais interessante? Acredito que uma aposta no mercado, com a consequente remuneração de uma venda, pode atrair um bom goleiro a custos menores. Será que a diretoria, com Euriquinho à frente, tem bala na agulha para trazer um substituto, ou mesmo fazer um planejamento de emergência para suprir as demandas da posição?

O que se sabe é que hoje o Vasco está exposto às vontades dos demais times da primeira divisão e que qualquer investimento sério de um time paulista ou mineiro é preocupante. Torçamos para que o melhor para o Vasco ocorra. Seja a permanência ou a saída de Martín.

Obs: Hoje há o jogo contra nossos fregueses. Muriqui substituirá Luis Fabiano no ataque. Oremos.

Saudações Vascaínas