A situação do Vasco no Campeonato Brasileiro se complicou de vez após a derrota sofrida para o Internacional no último domingo. A situação que era grave e extremamente delicada, agora é desesperadora.

O Vasco poderá ter sua quarta queda a Série B confirmada já na próxima rodada, que é a penúltima do Campeonato. A partida contra o Goiás poderá ser apenas cumprimento de tabela.

Para evitar essa tragédia, uma dessas duas situações precisam acontecer:

1 – Vasco vencer o seu jogo contra o Corinthians, em Itaquera;

2 – Bahia não vencer o Fortaleza, no Castelão.

O Bahia não vencendo seu jogo, o Vasco segue vivo, independente do que aconteça em Itaquera. Segue vivo, mas respirando por aparelhos, pois não dependerá apenas de si. Precisará vencer o Goiás e torcer por uma derrota dos baianos contra o Santos, na Bahia.

É certo que precisaremos de um tropeço do Bahia, pois estamos um ponto atrás e temos uma vitória a menos. Existe a possibilidade de esse tropeço acontecer, mas o Vasco precisará fazer a sua parte. O que não tem acontecido muito nesse campeonato.

Isso precisa acontecer já domingo, contra o Corinthians. Adversário que o Vasco não supera desde o dia 13 de Outubro de 2010. É isso mesmo! E, dentro da Arena Corinthians, o famoso “Itaquerão”. Estádio que o Vasco sequer empatou ou marcou gols, foram quatro jogos, acumulando quatro derrotas, seis gols sofridos e NENHUM gol marcado. Para completar essa tarefa extremamente difícil que o Vasco terá, o cruz-maltino costuma sofrer sérios problemas com a arbitragem em jogos contra esse adversário, principalmente dentro de seus domínios.

Quem não se lembra do gol de mão marcado por Jô em 2017? Do pênalti não marcado sobre Castan em 2018? Do gol anulado de Werley em 2019? Para completar, Anderson Daronco será o árbitro da partida. O Vasco tem sérias dificuldades em vencer jogos apitados por Daronco. Enfim, é mais um, dos muitos ingrediente para tornar esse jogo do Vasco uma missão impossível!

Para permanecer na Série A, o Vasco terá que torcer contra um adversário direto e, principalmente, fazer a sua parte. Fazer a sua parte significa buscar superação na força da Cruz de Malta, mostrar dentro de campo que esse grupo, por mais que não mereça, quer ficar na Série A, para presentear a torcida, essa sim, não merece mais uma queda. Esse grupo terá que buscar uma vitória improvável em Itaquera. Que sim, será difícil, muito difícil, improvável, mas não impossível! A apresentação dos escolhidos para ir a campo terá que ser irretocável, terá que ser uma partida fora da curva, pois se o que for a campo se aproximar do que vimos, principalmente, nas últimas cinco rodadas, estaremos fadados a mais um fracasso.

Muitos vascaínos já jogaram a toalha e simplesmente não podemos culpa-los ou condená-los, o que resta agora é torcer para que o grupo incorpore o espírito cruz-maltino nesses dois jogos, para restaurar o sentimento da torcida, não apenas dos que jogaram a toalha, mas também dos que estão confiantes na permanência. Acreditando ou não, todos somos vascaínos!

Que a força da Cruz de Malta supere a fragilidade técnica e o espírito de derrotado que assolou nosso elenco, pelo menos nessas duas últimas partidas. Para que a nossa missão impossível seja concluída com sucesso!

 

“Algo só é impossível até que alguém duvide e prove o contrário.”

Albert Einstein

 

/+/Saudações Vascaínas/+/