Começou o Campeonato Brasileiro e, com ele, as especulações e análises sobre performances de equipes, jogadores e técnicos. Todos sabem que, hoje, os clubes se cercam de todo o aparato técnico para alcançarem seus objetivos no campeonato.
Há muito, no futebol, não se trata mais apenas do exercício certo e da tática adequada. Cada vez mais, a tecnologia, a informação e a precisão vão tomando o lugar do antigo conhecimento empírico.
É comum encontrarmos comissões técnicas e seus assessores de tecnologia debruçados em dados retirados de planilhas, sensores GPS e softwares especialmente desenvolvidos para o acompanhamento do dia a dia dos atletas, tanto sobre suas performances e capacidades físicas quanto seus rendimentos técnicos em treinos e jogos.
Essas análises não são muito tangíveis para o torcedor em geral, mas, acreditem, elas possuem um papel importante na escalação ou não de um determinado jogador.
Pensando nessa forma de olhar o futebol, e sabendo que cada torcedor brasileiro possui um quê de treinador, há algum tempo foi criado o CartolaFC. Um game virtual que caiu nas graças dos apaixonados por futebol, desde os mais novos torcedores até os mais experientes.
Rodada a rodada, as redes sociais se enchem de dicas, debates e “apostas”, que mudaram substancialmente a forma com que o público passou a assistir e analisar os jogos. Um olho na TV e outro no celular, acompanhando, e publicando, sua performance como treinador.
Entretanto, ultrapassadas 8 rodadas do campeonato, se procurássemos fazer uma análise sobre a performance de uma equipe como a do Vasco, pela visão das performances dos seus atletas no CartolaFC, será que elas refletiriam a impressão que a média dos torcedores vascaínos possuem sobre eles? Que lições poderíamos aprender sobre nossas análises apaixonadas? Ou tudo não passa de um jogo e qualquer semelhança é mera coincidência?
Vamos tentar?
Analisando-se rapidamente os números dos jogadores vascaínos que já atuaram, ao final da oitava rodada, temos:
Os 6 jogadores mais valorizados são:
- Douglas – 16,71;
- Nenê – 14,41;
- Luis Fabiano – 14,18;
- Gilberto – 11,14;
- Pikachu – 10,80; e
- Jean – 9,64
Os 6 Jogadores mais produtivos (maiores médias) são:
- Luis Fabiano – 8,23;
- Douglas – 5,73;
- Pikachu – 5,54;
- Jean – 5,39;
- Gilberto – 4,55; e
- Nenê – 4,19
Os Jogadores mais rentáveis são (Média/Seu Valor):
- Bruno Consendey – 77%;
- Luis Fabiano – 58%;
- Jean – 56%;
- Manga – 55%;
- Pikachu – 51%; e
- Matheus Vital – 43%
Nossos maiores Goleadores:
- Luis Fabiano – 5 Gols;
- Pikachu – 2 Gols;
Nossos Maiores Roubadores de Bola:
- Jean e Gilberto – 22 roubadas;
- Douglas – 18 roubadas;
- Henrique – 13 roubadas; e
- Matheus Vital – 7 roubadas
Produtividade por setor (computando os que mais jogaram):
- Defesa: 2,54 pontos;
- Meia: 3,99 pontos (Descartando o Wellington, que possui números extremamente ruins e destoam); e
- Ataque: 3,33 pontos
Outras considerações:
- Martin Silva teve 6 chances de defender um pênalti e não conseguiu nenhum, levou 17 gols até aqui, mas fez 14 Defesas difíceis, mostrando que podia ser pior;
- O volante Wellington, embora tenha sido bastante utilizado ultimamente, mostra números extremamente baixos, o que o torna o atleta com menor rendimento e produtividade do elenco;
- O Volante Jean e o Lateral Pikachu aparecem em todas as “boas” relações;
- Os números da defesa são muito baixos. Nossos zagueiros não roubam bolas;
- Luis Fabiano carrega os números do ataque nas costas;
- Pelos números do CartolaFC, o time ideal seria: Martin Silva; Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Jean, Douglas, Matheus Vital e Nenê; Pikachu e Luis Fabiano;
- Pelos números do CartolaFC, os reservas diretos seriam: Manga e Cosendey.
Em resumo: o MITO ficou para o Luis Fabiano e o MICO ficou para o Wellington
E aí? Bateu com suas analises apaixonadas? Comente em nossa página do Facebook. http://facebook.com/saudacoesvascainasoficial
Quer participar da nossa Liga? Procure no CartolaFC por Liga “SV – Sou Vascaíno”.
Ah! Ontem, nosso presidente se pronunciou em Coletiva à imprensa. Como ele falou, falou, falou e não acrescentou nada, desisti de escrever essa coluna sobre a entrevista.
Saudações Vascaínas.
Deixe uma resposta