O Vasco terá dois desafios pela frente: manter-se na Série A do Campeonato Brasileiro e buscar classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana 2020. Sem tempo para lamentações, já terá que recolher os cacos do vexame proporcionado na segunda-feira, diante do Ceará, para se preparar adequadamente e buscar a classificação contra o Defensa y Justicia, amanhã, em São Januário.

Se estiver pensando em alcançar ambos os objetivos que possui, o Vasco terá que ter uma mudança completa na postura técnica, tática e, principalmente, comportamental e emocional. Na catástrofe de segunda, o comentarista Lédio Carmona resumiu bem essa questão, ao citar que os jogadores do Ceará disputavam as bolas como se estivessem lutando por um prato de comida, já os jogadores do Vasco demonstravam imensa apatia e passividade. E isso não é algo que tenha acontecido exclusivamente na última segunda-feira.

Sabemos que o Vasco tem um elenco limitado e que precisa de reforços, porém sabemos também que esse elenco é mais qualificado do que o elenco de 2019, por exemplo. Além de não ser dos piores elencos do Brasil. Com o que temos, poderíamos estar fazendo campanhas mais dignas em ambas as competições. E isso é possível, vide adversários com elencos similares ao nosso e que fazem campanhas acima do esperado. O maior problema do Vasco não é a falta de qualidade técnica.

Grupo do Vasco em treino com Ricardo Sá Pinto.

Considero a apatia como o maior dos problemas. Não há ambição pela vitória, os jogadores já entram derrotados em campo, não se ganham divididas, há aceitação da derrota, há muita displicência… São características e predicados que não condizem com a nossa história, e isso precisa mudar, pra ontem. Não podemos achar normal toda essa situação deprimente que estamos vivendo. E essa mudança passa por todos, não apenas do elenco de jogadores.

O Vasco voltará a campo amanhã e, espero que pra surpresa geral da nação cruz-maltina, o grupo se comporte de maneira diferente. Não podemos apagar as vergonhas passadas, mas podemos e devemos tirar lições delas, para crescer e prosperar no futuro. Que o Vasco comece amanhã a aplicar esse aprendizado isso na prática!

/+/Saudações Vascaínas/+/