Quando o árbitro apitar o final do jogo da próxima quinta-feira, em São Januário, contra o Ceará, pela 9ª rodada do Brasileirão, o Vasco vai parar. Obviamente, não apenas o Vasco, mas todos os outros 19 times da Série A vão interromper suas atividades, em razão da pausa “forçada” do torneio nacional para a disputa da Copa América, em alguns dos principais estádios brasileiros.
Mas, ao que tudo indica, os jogadores cruz-maltinos não terão “férias”: Vanderlei Luxemburgo já deu a entender que, após um intervalo de menos de uma semana, os trabalhos físicos e táticos serão retomados, provavelmente numa “inter-temporada” em Foz do Iguaçu. O “Pofexô” declarou que “não estamos no momento de dar 13 dias de folga para ninguém.”, ressaltando que a posição do time na tabela não confere nenhuma possibilidade de “refresco” aos atletas.
Nada mais natural. Mesmo que vença a partida contra a equipe nordestina e deixe o famigerado “Z4”, o Vasco terá somado míseros 9 pontos em 9 jogos disputados. Ou seja: teria um aproveitamento de apenas 33,3%, típico de times rebaixados. Pra completar, o retorno aos jogos oficiais será em duelo contra o tricolor gaúcho, em Porto Alegre, onde precisaremos superar retrospecto negativo e um time que, pelo mau momento, é mais um adversário direto na parte inferior da tabela.
Além do técnico e dos jogadores em atividade, é importante que o clube não pare: o elenco precisa ser reforçado (e muito!) com contratações e recuperação de jogadores lesionados – principalmente os zagueiros Leandro Castán e Breno.
A título de lembrança: no ano passado, quando o Brasileirão também precisou ser interrompido para a disputa de torneio de seleções – na ocasião, a Copa do Mundo -, o Vasco, então treinado por Jorginho, não soube aproveitar a oportunidade para treinar novas formações táticas, reforçar o elenco e recuperar os lesionados. Resultado: despencamos na tabela e ficamos lutando pela permanência na Série A até a última rodada.
Neste ano, já começamos por baixo; portanto, literalmente não há folga. Além do sentimento, o próprio Vasco não pode parar.
/+/ Saudações Vascaínas /+/
Deixe uma resposta